Vintage Ships
Shota Rustaveli-Assedo








Lançado à água a 29 de Dezembro de 1966, saiu do estaleiro a 30 de Junho de 1968, mesmo ano em que entrou em serviço para a companhia Black Sea Shipping, companhia pela qual se manteve até 1995, com registo em Odessa, na união Soviética.



Após 1995 e até 1997 o Shota Rustaveli, passou a ser operado pela Blasco UK, com
registo na Monróvia, Libéria. Em 1997 muda novamente de mãos e passa a operar pela Ocean Agencies, até 2000. Desta vez muda novamente o seu registo para Odessa, mas já sob o poder Ucraniano. O Shota Rustaveli acabou a sua carreira em 1998, quando ficou atracado em Ilichevsk, mantido por cerca de 30 tripulantes, ao lado do seu irmão mais velho
Taras Shevchenko. Em 2000 é adquirido pela Kaalbye Shipping International e renomeado Assedo, nome com o qual operou em cruzeiros pela Europa até 2003.
Nesta fase teve registado em Kingstown, Saint Vicent e Grenadines. Em 2003 foi vendido à Dynamic Air Produtcs por $US3.5m , na Índia, país ao qual rumou desde Ilichevsk a 14 de Novembro de 2003 para ser desmantelado.
A 28 de Novembro deste mesmo ano a sua quilha conheceu as areias de Alang…acabando assim a sua carreira. Ao longo dos 35 anos de serviço
passou por alguns momentos menos bons, como o incêndio que deflagrou na sua casa das máquinas em 14 de Outubro de 1988 a cerca de 50 milhas de Malta, obrigando-o a dirigir-se para este porto onde passou o dia seguinte em reparações. Também a sua detenção no porto de Palermo em Maio de 1994, por dois dias foi
um episódio menos bom, a par da detenção em Marselha por seis dias em Junho de 1995, e por três dias em Novembro do mesmo ano no porto do Piréu. Episódios nada agradáveis na vida de um navio e que trazem sempre consequências para o mesmo e respectiva companhia.
Texto: Ricardo Martins, Lisboa.
Fontes: Ships Monthly, Wikipédia, Internet.
Fotos: Rui Agostinho, Lisboa e Jeff Richards, Sydney.


Nesta fase teve registado em Kingstown, Saint Vicent e Grenadines. Em 2003 foi vendido à Dynamic Air Produtcs por $US3.5m , na Índia, país ao qual rumou desde Ilichevsk a 14 de Novembro de 2003 para ser desmantelado.



Texto: Ricardo Martins, Lisboa.
Fontes: Ships Monthly, Wikipédia, Internet.
Fotos: Rui Agostinho, Lisboa e Jeff Richards, Sydney.
3 comentários:
Pelo menos duas das imagens do navio como ASSEDO (ODESSA escrito ao contrário), a da chegada junto à Ponte 25 de Abril e o pormenor da chaminé Azul foram feitas pelo Luís Miguel Correia. Tenho mais deste e dos irmãos todos, estou disponível para partilha. Continuem com a vossa meritória actividade... De referir que este paquete foi o primeiro da URSS a visitar Lisboa em 1975.
Diz-me o meu Amigo Rui Agostinho que as fotos que identifiquei como sendo minhas foram feitas pelo Rui na mesma altura em que eu fiz as minhas. De facto tenho imagens muito semelhantes. Sempre que precisarem de imagens LMC disponham e desculpem o lapso...
Olá Luís,
tal como esclarecido entre ambas as partes as fotos são do autor citado(Rui Agostinho) e não suas, apenas um pequeno lapso da sua parte uma vez que muitas vezes fotografaram juntos, logo possuem fotos idênticas. Quanto à partilha pode-nos ceder algumas fotos em especial do Ivan Franco e do Mikail Lermontov, pois assim falaremos dos "irmãos" todos uma vez que já temos previsto falar dos outros dois manos não citados nas próximas duas semanas.
Sempre que publicarmos fotos da sua autoria faremos referência, uma vez que a protecção dos direitos de autor é um dos nossos princípios.
Saudações marítimas
A equipa:
Sergio@Cruises
Enviar um comentário