


Embora não sendo usual neste blog, hoje destacamos também a presença do navio Don Carlos, operado pela
companhia Wallenius Wilhelmsen, que se encontra atracado no cais de Alcântara até às 22:00h altura em que deverá rumar até ao porto de Bristol. Registamos a sua presença em porto devido à sua peculiaridade, e o despertar de
atenção que provoca naqueles menos atentos às actividades marítimo/portuárias, em especial navios. Simplesmente trata-se de um Pure car truck carrier (PCTC), tipo de navio que transporta unicamente ( e foi para isso que foram concebidos) viaturas, pesadas e ligeiras. Também é autónomo nas operações de carga e descarga de veículos, uma vez que possui rampas próprias para tais operações. Este navio estava a utilizar a rampa à popa, para efectuar tais operações. Tem 227m de comprimento e 32m de largura, atinge 20 nós de velocidade e tem capacidade para transportar até 5850 viaturas ligeiras. Tem mais nove navios irmãos.



Sem comentários:
Enviar um comentário