


A Atlantic Ferries é a actual empresa concessionária da ligação fluvial entre a cidade

de Setúbal e a península de Tróia, concelho de Grândola. A concessão foi ganha em 2005 por esta empresa, depois do concurso público lançado pela administração dos portos de Setúbal e Sesimbra. Assim

sucedeu à Transado, antiga concessionária deste mesmo serviço, à cerca de 30 anos. Para efectuar a travessia no rio Sado a empresa pertencente ao grupo Sonae, utiliza

neste momento dois ferries, o
Rola do Mar e o
Pato Real. Ambos construídos de raíz para efectuar esta travessia. Nasceram na Noruega, em 2007, no estaleiro Fiskerstrand Verft As, com os números 55 e 56 respectivamente. Ambos os navios são iguais, pelo que possuem características semelhantes. Medem 70m de comprimento, e

possuem semelhante espaço linear para as 60 viaturas ligeiras que podem transportar. Também podem transportar até 8 semi-trailers pesados. Têm capacidade para 500 passageiros, um calado de

2,8m e 14m de largura. A sua velocidade de serviço é de 12 nós. Operam desde o cais das Fontainhas em Setúbal até ao novo cais Soltróia-Rio, em Tróia.
Os outros dois novos navios da empresa,

ainda não entraram em serviço, encontram-se atracados no cais Soltróia-Rio, aguardando o termino das obras no cais junto à marina de Tróia, altura em que iniciaram as ligações apenas para transporte de passageiros, entre o cais das Fontainhas e a marina de Tróia, ligação mais curta que a ligação efectuada pelos ferries de transporte de viaturas.




Foram baptizados com os nomes,
Garça Branca e
Roaz Corvineiro.

Estes dois navios ambos catamarãs, foram construídos nos estaleiros navais de Peniche (Portugal) e têm capacidade para transportar 350 passageiros. Ambos com 40,45m de comprimento, com propulsão inovadora (sistema azimutal, de uma hélice. O mesmo sistema está instalado nos ferries, mas é de dupla hélice. Em ambos os navios os sistemas são da marca Alemã Schottel), atingem os 13 nós de velocidade de serviço.

Têm 10,84m de boca, e um calado de aproximadamente 1,7m.
O blog Sérgio@Cruises, teve a oportunidade de conhecer estes

navios e hoje apresentamos algumas fotos dos mesmos aos nossos leitores. De destacar o empenho desta empresa em oferecer, navios novos e confortáveis aos seus passageiros e o enorme investimento feito em novos cais de atracação com

tecnologias importadas da Noruega, com sistemas patenteados para maior comodidade e eficiência no embarque e desembarque de passageiros e veículos. Conhecedores da realidade marítima nacional

damos os Parabéns a esta empresa por possuir os melhores ferries de transporte local de viaturas a nível nacional, nomeadamente destacando a sua eficiência, pois é isso que se pretende quando se efectua uma travessia fluvial. Para mais informações sobre horários e preços da travessia, consulte a página web da empresa
AQUI.
Texto: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos copyrights, Ricardo Martins, Rui Agostinho, Lisboa; ENP(Estaleiros Navais de Peniche) e Fiskerstrand Verft As.
Agradecimento: Mestre João Luís Fernandes.

Sem comentários:
Enviar um comentário