domingo, 28 de fevereiro de 2021
Navio Vasco da Gama deixa Setúbal
O navio de passageiros VASCO DA GAMA da companhia Mystic Ocean, deixou hoje pelas 15h30m, o estuário do rio Sado, em Setúbal. Após paragem do navio Vasco da Gama, nos estaleiros navais da Lisnave, em Setúbal, para trabalhos de manutenção de equipamentos de navegação, tem como destino o porto de Huelva, no sul de Espanha para testes de mar. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.
Novo iate de apoio GENE CHASER em Gibraltar
O iate de apoio GENE CHASER , chegou hoje a Gibraltar, na sua escala inaugural, proveniente do porto do estaleiro Damen, em Vlissingen Stad, na Holanda. Este iate de apoio de 55 metros, foi entregue pelos estaleiros Damen, em 2021, depois de renomear Gene Chaser, foi entregue ao seu proprietário, para dar apoio ao seu iate de luxo Gene Machine.
O iate de apoio personalizado operará ao lado de seu navio-mãe como um laboratório flutuante e centro de ciências para apoiar o trabalho de pesquisa de seu proprietário, o Dr. Jonathan Rothberg. Text and images copyrights; Text e imagens com direitos reservados; Francis Ferro, Gibraltar.
Saída do navio cimenteiro Vastanvik dos Socorridos
Deixou neste último dia de Fevereiro o Terminal Marítimo dos Socorridos , o navio cimenteiro Vastanvik, para descarga de cimento em granel para a empresa Cimentos Madeira, após escala inaugural.
Neste fim da tarde de Domingo, pelas 19h30m, navegava em frente da cidade do Funchal, no seu regresso ao porto de Setúbal. Text and images copyrihgts; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Navios Grande Benelux e Grande Anversa no Terminal Roll-On Roll-Off no Porto de Setúbal
Os navios de transporte veículos Grande Benelux e Grande Anversa, da companhia italiana Grimaldi Lines, atracados hoje no Terminal Roll-On Roll-Off/Terminal AutoEuropa do Porto de Setúbal, no terminal concessionado à AutoEuropa da VW.
O navio ro-ro Grande Anversa, tem um comprimento de 176m, foi construído em 2004, tem agendada a sua saída hoje de madrugada, com destino ao porto de Cork, na Irlanda. O navio ro-ro GRANDE BENELUX, navio com um comprimento de 176m, foi construído em 2001, tem agendada amanhã a sua saída com destino a Valência, em Espanha.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.Escala inaugural do navio cimenteiro Vastanvik nos Socorridos
Hoje no Terminal Marítimo dos Socorridos , acontece a escala inaugural do navio cimenteiro Vastanvik, para descarga de cimento em granel para a empresa Cimentos Madeira. Atracou pelas 10h30m, proveniente do porto de Setúbal, tem a sua saída prevista para fim da tarde de Domingo.
O navio VASTANVIK (IMO: 6600618) é um navio cimenteiro, que foi construído em 1966 ( 55 anos atrás ) e está navegando sob bandeira da Suécia . Sua capacidade de carga é de 3.019 t DWT e seu calado atual é de 5,9 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 90,2 metros e sua largura de 13 metros. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Iates de luxo em Gibraltar e escala inaugural do novo iate NORD
Hoje esteve na Marina do porto de Gibraltar, os magníficos iates ATOMIC , MAYAN QUEEN IV e a escala inaugural do NORD, um super iate recente a entrar no mercado dos mega iates. Actualmente esta industria luxo, encontra-se em crise, com venda de gigantes iates, podendo ver no site SuperYacht Times https://www.superyachttimes.com/yacht-news/top-10-largest-yachts-for-sale-in-2020, algums muito conhecidos e recentes. O iate de luxo ATOMIC de 64m , construído no estaleiro italino VSY em 2019, está a efectuar uma escala em Gibraltar, para reabastecimento e rumou a Tenerife.
O novo iate impressionante e imponente de 142 m, NORD, (ex. OPUS), entrou em Gibraltar pelas 9h, nesta viagem inaugural, proveniente do porto alemão Blumenthal, para uma escala de dois dias, antes de partida para a marina de Pueta Banus. Lançado em 2019 e com entrega em 2020, o iate a motor de luxo NORD (ex. OPUS), que teve de mudar de nome ainda, estava quase, concluído, foi construído pelo estaleiro alemão, Lurssen, para acomodar até 36 convidados em 20 suítes. O iate de luxo MAYAN QUEEN IV de 93.25 m, atracou na marina de Gibraltar, proveniente do porto de Barcelona, em Espanha e vai ter uma estadia de 24h em Gibraltar. Foi construído em 2018 nos estaleiros Blohm & Voss na cidade de Hamburg na Alemanha.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Francis Ferro-Gibraltar,UK.quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Navio World Explorer deixa Lisboa
O navio de cruzeiros World Explorer da companhia Mystic Cruises, deixou hoje o porto de Lisboa para rumar ao porto de Heulva em Espanha. Esta viagem técnica sem passageiros, possivelmente para reabastecimento e depois regressa ao mesmo porto de origem. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.
Mein Schiff 1 em Santa Cruz de La Palma
O navio de passageiro alemão Mein Schiff 1 da companhia Tui Cruises, hoje teve a sua escala no porto de Santa Cruz de La Palma, na ilha de La Palma nas Canárias. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; José Martín, La Palma-Canárias.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
MV Columbus ruma a sucata de Alang na Índia
Actualmente o navio de passageiros MV Columbus, está a rumar desde a Grécia com destino a Port Said no Egipto, para uma escala técnica, antes de rumar a Alang na Índia para ser desmantelado. Depois de março de 2020, as operações da companhia britânica CMV, foram encerradas, junto com o resto da indústria de cruzeiros, para combater a pandemia. Em julho de 2020, o CMV entrou em insulvência, depois o navio MV Columbus, ficou parado em Tilbury, no Reino Unido, reunido com a frota. A 12 de outubro de 2020, o Columbus foi leiloado pela CW Kellock & Co. London e foi vendido ao operador grego, depois da venda gerado especulações e agora tem como destino a sucata em Alang na Índia. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Foi revelado o novo membro da frota P & O Cruises será chamado de ARVIA
Um marco emocionante no futuro do novo navio de cruzeiro britânico, o próximo navio de classe Excel - foi nomeado o nome de ARVIA. A primeira peça de aço foi cortada durante uma cerimónia virtual no estaleiro Meyer Werft em Papenburg, Alemanha. O navio Arvia está previsto para se juntar à frota P & O Cruises em dezembro de 2022. Imagens P&O Cruises.
Escala inaugural do petroleiro Elisalex Schulte no Caniçal
Hoje o porto do Caniçal, tem a escala inaugural do petroleiro Elisalex Schulte no Caniçal, nas boías do Terminal Maritimo da Companhia Logística de Combustíveis da Madeira (CLCM).
O petroleiro Elisalex Schulte, chegou ontem à noite, mas devido às condições climatéricas, ficou ao largo. Hoje de manhã iniciou as manobras, ficando amarrado nas boías pelas 10h30m, junto do Porto do Caniçal, é proveniente do porto de Algeciras em Espanha e ruma amanhã no início da noite ruma à ilha do Porto Santo.
O petroleiro Elisalex Schulte, chegou ontem à noite, mas devido às condições climatéricas, ficou ao largo. Hoje de manhã iniciou as manobras, ficando amarrado nas boías pelas 10h30m, junto do Porto do Caniçal, é proveniente do porto de Algeciras em Espanha e ruma amanhã no início da noite ruma à ilha do Porto Santo.
O petroleiro Elisalex Schulte , nesta escala está em regime de fretamento à parte , pertence à companhia germânica Bernhard Schulte GmbH & Co. KG, foi construído em 2011 nos estaleiros Jiangzhou Union Shipbuilding - Rui Chang, na China, registado em Singapura.
Amanhã vai estar dois navios no Porto do Porto Santo, com a escala semanal do cargueiro Funchalense 5, do grupo GS Lines para reabastecimento de mercadorias e pelas 22h dá lugar ao petroleiro Elisalex Schulte, para descarga de combustiveis para a ilha. A companhia Porto Santo Line, anunciou que a primeira escala do ferry Lobo Marinho, após manutenção será o primeiro dia de Março.
Informo que o petroleiro Maria Laura será substituído pelo petroleiro Aethalia (antigo Letízia Effe), em regime de longo fretamento nas escalas no Caniçal.Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.
domingo, 21 de fevereiro de 2021
Ferry ROAZ CORVINEIRO no Estaleiro Naval da Rocha em Lisboa
O ferry ROAZ CORVINEIRO da companhia Atlantic Ferries, está no cais do Estaleiro Naval da Rocha, em Lisboa para uma reparação e manutenção pogramada. Este ferry foi construído em 2007, nos Estaleiros Navais de Peniche, tem uma tonelagem bruta: 45,3 T , um comprimento: 40,4 m, tem uma lotação 350 passageiros e pode atingir uma velocidade de serviço 12 nós. A Atlantic Ferries como concessionária do Serviço Público de Transporte Fluvial de Passageiros, Veículos Ligeiros e Pesados e de Mercadorias, entre Setúbal e a Península de Troia.Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.
"Lay-Up" dos navios World Voyager e World Explorer em Lisboa
"Lay-Up" na sua estadia longa dos navios World Voyager e World Explorer da companhia Mystic Cruises, no porto de Lisboa. Aguardam a entrada ao serviço nos próximos meses, para o mercado germânico.Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.
sábado, 20 de fevereiro de 2021
Cargueiro turco DIANE A em Lisboa
O porta contentores turco DIANE A , chegou hoje a Lisboa pelas 17h, proveniente do porto de Leixões e tem agendada a sua saída amanhã ao porto de Las Palmas, na ilha de Gran Canária. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.
Iate de luxo GRACE em Lisboa
O iate de luxo GRACE chegou a Lisboa, ficou protegido no mar da Palha no Tejo, proveniente do porto do Funchal e ruma amanhã ao porto de Punta Lagosteira, junto ao La Corunha em Espanha.
Ferry "Gilberto Mariano" saiu da doca seca do estaleiro Navalria
O ferry açoriano "Gilberto Mariano" da companhia Atlântico Line, S.A., saiu pelas 10h15m, da doca seca do estaleiro Navalria, na Gafanha da Nazaré em Aveiro.
Esta visita do ferry "Gilbbeerto Mariano" na doca seca serviu para arranjar um estabilizador, que avariou e volta a cais do estaleiro para uma revisão de equipamentos de navegação, antes da sua para as ilhas Açorianas para voltar ao serviço entre ilhas do Triângulo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)