sábado, 10 de dezembro de 2022

Trimarãs de regatas oceânicas na Marina da Quinta do Lorde na Madeira

  


Sem dúvida uma oportunidade para ver estas magníficas embarcações de regatas oceânicas, os trimarãs  COCORICO III e o ARKEMA,  que estão as duas juntas na Marina da Quinta do Lorde, na ilha da Madeira, numa escala para descanso no regresso da regata Route du Rhum (Saint Malo na França - Guadeloupe nas Caraíbas).    

 A bordo destes magníficos trimarãs de navegação solitária, está dois famosos skippers como Eric Peron, (trimarã COCORICO III), com os seus inúmeros pódios em corridas míticas como a Volvo Ocean Race, a Transat Jacques Vabre, a Monaco Globe Series, a Solitaire du Figaro ou a Transat AG2R La Mondiale, o currículo de Eric Péron é impressionante.  Eric Péron descobriu as corridas oceânicas e este ano, o capitão de 40 anos trocou o seu Figaro por um multicasco e descobriu o circuito Ocean Fifty e ficou na regata 1000 milhas de Sables, ocupou o segundo posto da  OCEAN FIFTY e nesta regata ficou em 12º lugar.   

O trimarã COCORICO III foi lançado em 2009, teve uma reforma este ano de 2021, com um comprimento  50 pés, feixe  15, 10 metros, altura do mastro  22m,  área de vela contra o vento  1 970 pés quadrados e área de vela a favor do vento  2 906 pés quadrados.  Hoje pelas 15h, já a sul do Funchal passava o trimarã ARKEMA a uma velocidade 17.7 nós, com destino a marina da Quinta do Lorde, proveniente da marina de Pointe a Pitre na ilha de Guadeloupe, nas Caraíbas.

 Quentin Vlamynck, 30 anos, é o capitão mais jovem da história dos trimarãs de 50 pés e é o capitão do Arkema, um multicasco inovador da classe Ocean Fifty que será lançado em setembro de 2020. Integrante da equipe Lalou Multi de Lalou Roucayrol nos últimos 10 anos, Quentin participou do projeto e construção de seu barco usando materiais inovadores e recicláveis ​​de seu parceiro-patrocinador. 

Vencedor do Pro Sailing Tour 2022,  este ano foi a sua primeira regata do Route du Rhum. O trimarã ARKEMA foi lançado em 2020,  comprimento  50 pés, feixe  15, 24 metros, altura do mastro  24m,  área de vela contra o vento  1 938 pés quadrados  e área de vela a favor do vento  2 906 pés quadrados.  Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira -Funchal.

Sem comentários: