terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Veleiro ′′ STATSRAAD LEHMKUHL ′′ em Santa Cruz de Tenerife


Com n o IMO 5339248, indicativo de chamada LDRG e sob pavilhão norueguês, chegou no último dia 12, proveniente de Bergen (Noruega), seu porto base, com escala em Kristiansand, permanecendo fundeado em nosso anteporto até a manhã do dia seguinte, em que ficou atracado na dádiva de Llanos. Na tarde de hoje partiu para o seu porto de base. 

Construído em 1914 nos estaleiros alemães Johahn C. Tecklenborg AG, de Bremerhaven, suas principais características são: 1.516 TRB., comprimento de 84,60 m., que atinge os 98,00 se levarmos em conta o baupreste, mangá de 12,64 metros., calado 5,20 m. e velocidade de 11,0 nós a motor, podendo atingir os 18,0 nós navegando à vela, das quais 22, com uma superfície total de um pouco mais de 2.000 m2., sendo um dos veleiros maiores do mundo e dos melhores conservados. 


Saiu para navegar como navio escola da marinha mercante alemã com o nome de ′′ GROSSHERZOG FRIEDRICH AUGUST ". Em 1918, após a I Guerra Mundial, foi entregue aos ingleses como saque de guerra. Em 1921 foi novamente levado para a Noruega pelo ex-Conselheiro de Estado Kristofer D. Lehmkuhl e a partir de 1923 voltou a ser usado como navio escola. Em 1940, ao invadir os alemães da Noruega, foi preso por estes e renomado ′′ WESTW ÄRTS ". Ao terminar a guerra, em 1945, voltou às mãos norueguesas, recebendo o seu nome atual de ′′ StatsraAD LEHMKUHL ". Em 1967 Tendo em conta as dificuldades financeiras para continuar a sua manutenção e o perigo de ser vendido para o exterior, foi adquirido pelo navio norueguês Hilmar Reksten para ser utilizado como navio escola de alunos da marinha mercante para a sua própria frota de petroleiros. 


Com a crise petrolífera ficou amarrado em Bergen e em 1978 doou-o à Fundação Statsraad Lehmkuhl, que é a que hoje em dia continua com a sua titularidade. Este navio foi utilizado em diversas ocasiões como navio escola da marinha norueguesa de guerra, e até mesmo em 2000 a marinha de guerra alemã para substituir o seu navio escola ′′ GORCH FOCK ", durante o tempo que este estava fora do ar para lhe fazer uma grande carenagem. Texto  e imagens com direitos reservados; Text and images copyrights;  A. Rodriguez Hermosilla-Santa Cruz de Tenerife-Canárias.

Sem comentários: