sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Paquete Funchal 60 anos e futuro incerto

 O clássico navio português Funchal foi, de acordo com o shipbroker grego Anchor Shipbroking, arrematado em leilão por sucateiros, que o adquiriram por quantia não revelada e o deverão levar até à Turquia, ou à Índia para desmantelamento já este ano, por via de reboque, que virá buscar o paquete a Lisboa - também não foi revelado, se se trata de Aliaga ou Alang.  

No mesmo mês em que celebra 60 anos desde o seu lançamento, o Funchal recebe assim esta má notícia, chegando ao fim de uma gloriosa carreira. Lançado em 1961 pelos estaleiros de Helsingor Skpsvaert na Dinamarca, para a Empresa Insulana de Navegação (EIN) com projeto de Rogério de Oliveira, o navio ostentou a mesma designação durante toda a sua vida. 

À data da sua entrega, o Funchal foi o maior navio de passageiros alguma vez construído na Dinamarca.  Ao longo da sua carreira, operou ainda pela CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos -, pela Classic International Cruises (Arcalia Shipping) e pela Portuscale, mais recentemente, entre 2013 e 2015. O navio esteve em lay-up, em Lisboa, desde Janeiro de 2015, em que finalizou a sua última viagem comercial até então. 
Foi adquirido em hasta pública pela Signature Living em 2018, com planos de o levar para Inglaterra, mas não chegou a sair do sítio e a empresa entretanto abriu falência, o que levou a este leilão, de 29 de Janeiro de 2021. Clique aqui para ver o report da Anchor Shipbroking.  https://www.hellenicshippingnews.com/wp-content/uploads/2021/02/WEEKLY-MARKET-REPORT-WK5.pdf?fbclid=IwAR2c76joeoF41QWlwtlcbaQDyNTNHDwekNc6uEnHVfe5sKBw6-CGVf8nr9E. Imagens com direitos reservados; Rui Agostinho, Lisboa.

 

Sem comentários: