segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BTL e os cruzeiros

Encerrou ontem a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o maior certame nacional na área do turismo. Uma feira que de ano para ano, vem perdendo expositores e visitantes. Este ano provavelmente as culpas serão atribuídas à economia Mundial. Nesta feira marcaram presença os principais representantes nacionais das companhias internacionais de cruzeiros, assim como as principais companhias nacionais, caso das companhias de cruzeiros fluviais, que operam no rio Douro, que todos os anos têm uma presença massiva nesta feira. Entre as companhias internacionais que marcaram presença, destaque para presença Italiana, com a Costa Crociére e a Mediterranean Shipping Company, através das suas delegações Portuguesas.
Pirata Azul, da Barcadouro a navegar
no rio Douro.
Das companhias Portuguesas, o destaque vai para a Douro Azul, a Barcadouro e a Via Douro. A grande ausência desta feira, sem qualquer sombra de dúvida foi a Classic International Cruises. A companhia Portuguesa de cruzeiros marítimos decidiu não comparecer na feira, como em anos anteriores, com um stand próprio, notando-se assim a sua ausência. Outra ausência de vulto foi a Pullmantur que também não marcou presença com o seu segmento de cruzeiros, embora continue a apostar no mercado Português.
Entretanto nesta feira a Douro Azul aproveitou para lançar uma nova marca, a Mystic Cruises, que é basicamente uma parceria de venda de cruzeiros fluviais a nível internacional, um mercado pouco expressivo e pouco conhecido ainda pelos Portugueses, daí a aposta da Douro Azul neste tipo de produto através desta sua nova marca. A Douro Azul, aproveitou também a BTL, para apresentar a maqueta do seu novo navio destinado a operar no rio Amazonas, no Brasil. Este novo navio, provavelmente inspirado nos iates Seabourn, terá capacidade a rondar os 320 passageiros, contudo poucos detalhes foram revelados sobre um mesmo ao nosso blogue, uma vez que o mesmo ainda irá sofrer ajustamentos, não sendo ainda possível adiantar mais detalhes sobre o mesmo. Aqui apresentamos hoje as fotos desse novo projecto que a realizar-se irá concretizar a internacionalização da empresa, que actualmente opera apenas no rio Douro, tocando apenas num porto Espanhol, em Vega de Terrón.
O São Telmo da Via Douro a
navegar no rio Douro
É uma maqueta que revela um navio bastante bonito, em estilo iate, com dimensões consideráveis, com heliporto, piscina exterior e solário, jacuzzis à popa, lanchas provavelmente para desembarques, em cais de pequenas dimensões e um grande anfiteatro à proa. Entretanto este mesma empresa apresentou também a nova jóia da coroa, o Douro Spirit, que entrará ao serviço no próximo mês de Maio e que neste momento já se encontra a flutuar no estaleiro naval da Naval Ria em Aveiro. A Barcadouro também nos forneceu alguns dados importantes que esperamos revelar brevemente aqui neste espaço.
Douro Spirit, na foto possível do navio na doca de aprestamento da Naval Ria.
Texto e fotos, copyright: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa. Tiago Neves, Aveiro.

Sem comentários: