domingo, 6 de dezembro de 2009

Estreia do gigante da Celebrity

E finalmente estreia em águas madeirenses o Celebrity Solstice, cuja original silhueta tem despertado o interesse de muitos entusiastas de navios(e não só) Mundo fora. Passado praticamente um ano desde a sua entrada no serviço pela Celebrity, visita-nos hoje pela primeira vez em cruzeiro posicional para a América Central.
Aportou com uma hora de atraso em relação ao previsto, às 10:00 oriundo de Cartegena(porto sul espanhol), iniciou esta jornada transatlântica no porto de Civitavecchia em Roma e tem vindo a cumprir escalas desde o porto italiano de Florença, Nice(França), Barcelona e Cartegena(Espanha) e pelas 17:00 de hoje solta cabos do Funchal rumo a um dos maiores portos base dos E.U.A, Fort Lauderdale, até chegar a Port Everglades espera-lhe uma viagem em alto mar de 6 dias, no porto norte americano termina o itinerário de 13 noites e inicia uma longa série de cruzeiros de 7 noites pelas Caraíbas com partidas em F. Lauderdale, que se desenrola até 2011.
Projectado pela Celebrity Cruises e encomendado aos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenburg, foi entregue em Outubro do ano passado e baptizado em Fort Lauderdale, largou em viagem inaugural no dia 23 de Novembro do transacto ano. Com uma arqueação de bruta de 122,000 tons. e quase 315 metros de comprimento por 36,9 de boca foi uma das maiores unidades a ser construídas em Meyer Werft juntamente com o irmão Equinox e Eclipse(ainda em construção). A sua capacidade de acomodação permite-lhe receber 2,850 passageiros "standart"e 1,250 tripulantes e oficiais, a sua velocidade de serviço ronda os 23 nós e navega registado em La Valleta com a bandeira de Malta.
O Celebrity Solstice termina esta sua escala inaugural rumo às Américas sem nenhum dia de regresso previsto, no entanto para meados do próximo ano o seu mais recente irmão, o Celebrity Eclipse deverá cumprir escalas frequentes no Funchal no âmbito de cruzeiros pelas ilhas atlânticas iniciados em Southampton.
Pelas 12:00 proveniente de Tenerife foi a vez de outra unidade construída em Meyer Werft, o AIDAluna efectuar atraque no porto "apadrinhando" o Solstice nesta sua estreia, aportou eram 12:30 no cais norte, a sua posição habitual, e pós pernoita cá na cidade parte amanhã pelas 17:00 rumo a S.C de La Palma.
Fotos e Texto: © João Abreu, com todos os direitos reservados.

Sem comentários: