



O SS MAXIM GORKIY foi encomendado em 1966 pela companhia Deutsche Atlantik Linie , sendo lançado 2 anos depois no dia 21 de Fevereiro de 1968, que foi lançado no estaleiro alemão Deutsche Werft,em Hamburgo. Devidamente nomeado "SS Hamburgo",

o navio vez sua viagem inaugural de Cuxhaven, na Alemanha, num cruzeiro pela América do Sul em 28 de Março de 1969 . Infelizmente teve uma vida curta carreira sob a bandeira alemã, em 1973 foi renomeado SS Hanseatic, embora o navio foi inicialmente previsto para a prestação de serviço entre Hamburgo e Nova Iorque, no qual as operações da companhia Deutsche Atlantik Linie foram severamente afectadas pela crise do petróleo em 1973 e a 1 de Dezembro de 1973 a companhia cessou as operações e os navios colocados à venda. No ano seguinte foi vendido para o Black Sea Shipping Company, da União Soviética e recebeu o nome "Maxim Gorkiy" em honra do poeta Maxim Gorky e se tornou o primeiro quatro-estrelas de navios de cruzeiro que operam sob a bandeira soviética.


Desde o início de sua carreira sob a bandeira soviética foi fretado muitas vezes para os

operadores turísticos da Alemanha Ocidental.Em Novembro de 1975 foi feita uma tentativa de afundar o navio quando estava a ser reparado em San Juan, duas bombas foram instaladas a bordo e foram detonadas mais tarde durante o mesmo mês em que o navio se aproximava Nova York. Os danos não conseguiram afundar o navio no entanto, o navio SS MAXIM GORKIY foi reparado na Bethlehem Steel Corporation, em Hoboken, New Jersey, Estados Unidos. Um acidente de natureza diferente ocorreu enquanto o navio estava a entrada para Nova York em 18 de Setembro de 1980, quando as autoridades portuárias recusou o direito de fazer do navio porto devido ao envolvimento da União Soviética no Afeganistão, no momento.

Em Setembro de 1988, o Maxim Gorky foi fretado para o Phoenix Reisen da Alemanha Ocidental por vinte anos, o navio manteve a tripulação principalmente Soviética e as cores da União Soviética na chaminé. Mesmo após o colapso da União Soviética,foi pintado as novas cores da Rússia independente, e não os da Phoenix Reisen. Em 2004 o SS Maxim Gorkiy finalmente recebe

u as cores da Phoenix Reisen, mas o seu longo prazo afretamento o operador Phoenix Reisen estava a chegar ao fim a 30 de Novembro de 2008, e não prorrogou o contrato de afretamento, devido ao alto custo de

combustível de exploração de uma turbina a vapor alimentado pelo navio. O futuro do navio permaneceu incerto por algum tempo devido às novas exigências dos regulamentos SOLAS com entrada em vigor em 2010, a reunião da qual teria exigido grande escala para a reconstrução do Maxim Gorkiy. Em 20 de Agosto de 2008, foi comunicado que a Orient Lines havia comprado o navio e planeava para mudar o nome do navio para "Marco Polo II"

e seu reequipamento para cumprir os requisitos SOLAS 2010, mas em Novembro de 2008, o relançamento da marca Orient Lines foi cancelado. Na sequência da cessação da sua carta para o Phoenix Reisen em Novembro de 2008, a Maxim Gorkiy foi estabelecido a nível Eleusis, na Grécia. Em dezembro de 2008 foram feitos planos para converter-lo em um navio hotel para ficar atracado em Hamburgo. No início de Janeiro de 2009 o navio foi vendido aos sucateiros de Alang, Índia por € 4,2 milhões .Apesar da venda para a sucata o navio permaneceu parado, na Grécia e tentativas foram feitas para a compra do navio .Em Fevereiro de 2009 a tentativa de salvar o navio falhou, e agora está na praia em Alang que chegou no dia 26 de Fevereiro de 2009.

Texto:Sérgio Ferreira, Funchal.
1 comentário:
Este item: Vintage Ships é IMPORTANTE para recordamos os grandes navios cruzeiros que cruzaram o Mundo.
Recordar é viver o Shipping no seu melhor
Enviar um comentário