segunda-feira, 16 de março de 2009

Vintage ships
Ivan Franko-Frank

Da série de cinco navios Soviéticos construídos pelo estaleiro VEB Mathias, em Wismar, Alemanha, o Ivan Franko foi o primeiro a ser construído e o que deu o nome a toda a classe. Lançado à água a 15 de Junho de 1963, com o número de construção 125 e IMO 5415901, foi entregue à Black Sea Shipping Company a 14 de Novembro de 1964, era na altura o maior navio Soviético de passageiros alguma vez construído. Tinha capacidade para 700 passageiros. Na sua carreira operou em regime de fretamento, a maior parte do tempo, a efectuar viagens de cruzeiro. A exemplo dos seus irmãos as viagens a Cuba também o tornaram famoso. À data da sua construção tinha 19361 toneladas , 176m de comprimento, 23,6m de boca e 8,3m de calado. Em 1974 foi remodelado e a sua tonelagem cresceu para 20064 t.


Após esta remodelação efectuou uma viagem de volta ao Mundo. Em 1991 a Orient Lines a mesma companhia que adquiriu o Aleksandr Pushkin, manifestou interesse em adquirir o navio, contudo os custos da remodelação do Marco Polo (ex-Aleksandr Pushkin), e o elevado preço pedido pela aquisição do Ivan Franko levaram à não concretização desta compra. Caso se tivesse concretizado provavelmente este navio ainda hoje navegaria. Foi esta a oportunidade de ouro que se perdeu, na vida deste Vintage Ship. Também no mesmo ano o Ivan Franko recebeu uma nova remodelação com destaque para a colocação de novas embracações salva-vidas e a mudança de bandeira, para a Ucrânia. Em Maio de 1994, o US Military Sealift, fretou o navio para uma operação que ficou conhecida como Operation Sea Signal, em Kingston, Jamaica e na baía de Guantanamo, em Cuba, para proceder ao transporte do largo número de refugiados do Haiti que estavam a abandonar a ilha. Nesta operação foram ainda usados o navio hospital Americano USS Confort, o ferry Grego Mediterranean Sky, e um outro navio da Blasco o Gruziya. Em 1995 depois de ser substituido nesta operação pelo Britanis, o Ivan Franko viu-se forçado a rumar a Ilichevsk, em Odessa, onde ficou parado até ser vendido em 1997 à Polluks Shipping, Kingstown, St Vincent, encontrava-se nesta fase já em mau estado devido a falta de manutenção. Foi renomeado com o diminutivo Frank e rumou ao Oriente, onde chegou a 20 de Julho do mesmo ano. Foi desmantelado pelos sucateiros de Alang, India.
Texto: Ricardo Martins, Lisboa.
Fonte: Ships Monthly
Fotos feitas em Lisboa por Luís Miguel Correia, com direitos reservados e interdita a reprodução, sem o consentimento do autor.
Agradecimento: Luís Miguel Correia.

1 comentário:

Fernando Castelo disse...

Só hoje me apercebi deste blogue, especialmente por ter consultado o Ivan Franko.

Porque faz hoje, precisamente 39 anos, que a bordo do Ivan Franko comemorei o 8 de Maio de 1945, dia do armistício, com lançamento de uma coroa de flores no Mar Negro.

Fernando Castelo
Sintra