quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Memórias do "Queen Elizabeth 2" em Lisboa.

l

Há 39 anos atrás singrava pela primeira vez o Tejo o navio Queen Elizabeth 2. Foi no dia 28 de Abril de 1969, que o Queen Elizabeth 2 conheceu a menina e moça chamada Lisboa. Efectuou a sua primeira escala no porto Lisboeta, numa viagem experimental realizada a Las Palmas de Gran Canária, ficando atracado no cais da Rocha Conde de Óbidos. A sua viagem inaugural teve início no dia 2 de Maio, no seu porto base, Southampton, rumo a Nova York, ou não fosse o Queen Elizabeth 2 o último verdadeiro transatlântico.
Hoje pelas 07:00h o navio entrará pela última vez no Tejo ao serviço da única companhia que conheceu ao longo da sua longa vida, a Cunard. Ficará atracado no cais de Alcântara. Na presente viagem o navio saiu de Southampton e tem como destino o Dubai, onde será transformado em navio-hotel. Para tal transformação perderá a sua locomoção própria, e no espaço ocupado pelo seu motor será construído um novo espaço de diversão. Mais detalhes desta reconversão podem ser vistos Aqui.
Esta despedida do navio, de Portugal, é assinalada com a oferta de um brinde especial aos passageiros, produzido especialmente para esta escala e ao comandante será oferecida uma placa comemorativa da efeméride.
Não perca as fotos da última presença do último transatlântico, em Lisboa, num trabalho a apresentar no final do dia.
Texto e vídeo/Text and video, copyright; Ricardo Martins, Lisboa.

Sem comentários: