sábado, 12 de julho de 2008

Obras no Porto do Funchal.

As obras da nova infra-estutura do Porto do Funchal, está a decorrer no terreno sendo pensada para poder receber um milhão de passageiros de cruzeiros por ano. A obra já arrancou em Junho deste ano 2008 e prolonga-se por 18 meses. O Porto do Funchal vai ter nova gare marítima internacional que será instalada na Pontinha, Cais Sul e é destinada ao embarque e desembarque de passageiros de navios de cruzeiro. Reforçar a posição de principal porto do país em termos de passageiros de cruzeiros é o objectivo da nova infra-estrutura com um investimento estimado em cerca de 30 milhões de euros e co-financiado pelo Fundo de Coesão Europeu, o projecto vai ocupar cerca de cinco mil metros quadrados.
O objectivo é dar a qualidade necessária a um porto que, neste momento, já movimenta 300 mil passageiros por ano, aumentar o número de partidas e chegadas neste porto, ou seja, em conjunto com os operadores, aumentar o movimento de cruzeiros. O concurso público, a que responderam 15 empresas Portuguesas, contempla ainda os arranjos exteriores, desde a extremidade do molhe da Pontinha ao ilhéu, e a construção de zonas públicas, ciclovias e zonas verdes.
A zona do cais Norte do Funchal, nem palavras existe para a descrição do auto-silo que lá vai existir...
Imagens /images copyright Sérgio Ferreira.

1 comentário:

Paulo Farinha disse...

Há uma palavra a aplicar às obras no Cais Norte da construção de um mega auto-silo.
Negligência.
Estão pura e simplesmente a negligenciar uma área portuària por excelência do diminuto, Porto do Funchal.
AINDA ESTÃO A TEMPO DE REFORMULAR O PROJECTO, NÃO CONSTRUINDO O PISO PREVISTO, FICANDO O AUTO-SILO PRATICAMENTE NO SUBSOLO.