quinta-feira, 3 de julho de 2008

Desmantelamento de cargueiros no Bangladesh.

O Bangladesh é o país que melhor paga por cada tonelada de metal, mais de 700 dólares, seguido pela Índia. Nas fotos seguintes vemos o desmantelamento dos navios, Rhine Forest, irmão gémeo do navio Munchen (Hapag Lloyd, Hamburg), o Maersk Constantia, o Universal Monarch e o Caribbean Blue.
O Maersk Constantia é um dos quatro "Big-Whites" (nome dado devido ao seu comprimento e o facto de ostentarem o casco branco), que serviram a África do Sul, pela Safmarine, sendo os quatro denominados; S.A. Helderberg, S.A. Serberg, S.A. Winterberg e S.A. Waterberg. Estes navios foram retirados de serviço devido a terem atingido o fim de vida útil (30 anos, período de vida útil de um navio), foram todos construídos nos anos 70, em
França pelos estaleiros Chantiers Navale de La Ciotat. Serão substituidos na frota da Safmarine por sete novos navios, mais ecológicos. O S.A. Waterberg operou, entre a Europa e a África do Sul durante mais de 25 anos, um facto raro na vida de um navio cargueiro, manter durante muitos anos a mesma rota. Era à data de construção (1979) um navio muito especial, pois possuía ar condicionado, estabilizadores de balanço, motores duplos e um amplo espaço para cargas perecíveis. Tinha 52615 toneladas.
O Rhine Forest é outro navio especial, visto tratar-se de um navio LASH (Lighter Aboard SHip), um navio de transporte de barcaças. Tinha 273m, 33m de boca e 12m de calado. Possuia uma grua capaz de içar barcaças até 500 toneladas. As barcaças, são tranpostadas por batelões, em canais ou rios não navegáveis, posteriormente são içadas para bordo do navio e então transportadas por via oceânica a bordo deste. Cada barcaça tem 18,26m de comprimento por 9,16m de largura e capacidade para 385 metros cúbicos de carga. Este tipo de navio não requer qualquer tipo de infraestrutura especial sendo que é autónomo na estiva da sua carga e pode carregar em pleno rio. O Rhine Forest foi construído em 1972, nos estaleiros Cockerill Mechanical Industries, Bélgica. Tinha 35826 toneladas.
O Universal Monarch era um navio tanque, para transporte de crude. Foi construído nos estaleiros Mutsui, Japão, em 1981.
O Caribbean Blue foi construído em 1976, com o nome TT Jarmada, no Japão.
Texto/Text copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos/Photos copyright: Piero Corona, Itália and Antonio Sáez, "Maersk Constantia" in Tenerife 2004.
Agradecimento/Special Thanks: Robert, Holanda.

1 comentário:

ycha disse...

gostei muito deste texto.
houve aqui coisas citadas que nao fazia a minima ideia que exitiam ou que aconteseram nos nossos antepassados.
fiquie a saber um pouco amis de cargueiros e quais as suas funçoes e as rotas por onde passaram.
fico a espera do proximo artigo agora fiquei fã deste blog.
espero que continuem com estas