sexta-feira, 10 de junho de 2022

Serviço ro-ro da companhia CLdN em Leixões

 

Desde Novembro de 2013, que existe uma linha regular dum serviço ro-ro, que liga os portos de Leixões em Portugal, com rota directa ao porto Zeebrugge na Bélgica e porto de Rozenburg, na cidade de Roterdão na Holanda.  O Porto de Leixões recebe às sextas-feiras, o navio com chegada a Roterdão às segundas. No mesmo dia sai de Roterdão, chegando a Leixões ao Sábado e começou a assegurar uma nova ligação regular com a Bélgica, com escalas duas vezes por semana.


 Nestas rotas está os navios ro-ro MV YSALINE e o navio MV CATHERINE, ambos com capacidade de carga para cinco mil metros lineares, assim o Porto de Leixões em volume de carga ro-ro, em 2020 contou uma capacidade de 1,4 milhões de toneladas de mercadorias exportadas. 


Esta rota está ao serviço da companhia CLdN, que coloca ao dispor de dois navios ro-ro YSALINE e o MV CATHERINE, que estão a zarpar de Leixões aos sábados e quartas-feiras.  O serviço ro-ro tem a  vertente ro-ro de trelas e camiões, onde responde às solicitações dos operadores de transporte rodoviário.   


A partir dos portos Zeebrugge na Bélgica e de Roterdão, na Holanda a companhia CLdN oferece ligações directas para camiões, trelas e semi-reboques para a Inglaterra , via Londres e Killingholme, para a Irlanda, via Dublin , para a Suécia, via Gotemburgo, e para a Dinamarca, via Esbjerg.   

Podemos verificar nas imagens nas taxa de ocupação do navio, olhando a estatísticas da APDL relativas ao final de Julho apontam para uma movimentação de 234 mil toneladas de carga ro-ro. 
Esta nova ligação é importante para a economia portuguesa no acesso aos mercados internacionais e reafirma a relevância do Porto de Leixões para a economia regional, nacional e internacional.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: