segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Veleiro norueguês Statsraad Lehmkuhl no Funchal

O veleiro norueguês Statsraad Lehmkuhl chegou hoje ao Funchal, proveniente do porto de Bergen na Noruega, ficou em fundeadouro após a sua chegada pelas 7h30m e ruma pelas 11h30m, ao porto de Tenerife, tem três mastros, construído em 1914 em Bremerhaven, Alemanha, como um navio de treino para a marinha mercante alemã e originalmente chamada Grossherzog Friedrich August.

Foi usado como um navio escolar estacionário na Alemanha durante a maior parte da Primeira Guerra Mundial, tornando-se um troféu de guerra no final da guerra. Depois foi comprada pela Associação de Armadores Norueguesa em 1923, por instigação de Kristofer Lehmkuhl, após o qual o navio foi nomeado, a fim de continuar a treinar na Noruega.
O veleiro Statsraad Lehmkuhl começou navio de treino na Noruega, transferindo-se para a Bergen School Ship Foundation em 1924, onde foi dirigido até 1966, com a exceção de cinco anos durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi rebatizada como Westwärts. Um armador de Bergen comprou o navio em 1967 para continuar a usá-lo para treinamento de vela por conta própria, entre 1968 e 1972, até a crise do petróleo, em 1973, quando foi acomodada no porto de Bergen.
Em 1978, ela foi doada para o Stiftselsen Seilskipet Statsraad Lehmkuhl - A Fundação para o Alto Navio Statsraad Lehmkuhl, que agora possui e opera o veleiro.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: