sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Fragata "União" da Marinha do Brasil

A Fragata União (F-45) é um navio da classe Niterói (modelo MK10), da Marinha do Brasil.  Foi a última de sua classe a ser incorporada à Armada, em 1980.
Totalmente construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, seguiu o mesmo padrão do projeto original das outras quatro de sua classe, construídas nos estaleiros Vosper-Tornicroft Ltd., na Inglaterra.  Em 2003 passou pelo processo de modernização, que proporcionou à embarcação o aumento de sua vida operativa,  ocasião foram substituídos os sistemas de armas e de detecção de submarinos por equipamentos de última geração, tendo em vista a obsolescência dos equipamentos originais.
Desde novembro de 2011 a fragata é o principal embarcação da Força Tarefa Marítima, a unidade marítima das operações da UNIFIL no Oriente Médio, liderando três navios da Alemanha, dois de Bangladesh, um grego, um turco e um da Indonésia. A unidade brasileira é equipada com helicóptero e possui uma tripulação de 200 militares, incluindo um destacamento de fuzileiros navais e um destacamento aéreo embarcado, o navio possui 129,5 metros de comprimento e pode atingir a velocidade de 30 nós.   
A FTM-UNIFIL realiza operações de interdição marítima na costa a fim de impedir a entrada não autorizada de armas pelo mar em território libanês.
Outro aspecto importante da missão é contribuir para o treinamento da Marinha do Líbano, com o objetivo de capacitar a Força Naval do país para a execução independente de tarefas de segurança marítima.

Criada pela ONU em 2006, a FTM-UNIFIL já teve a contribuição de 15 países, sendo atualmente comandada pelo Contra Almirante Eduardo Machado Vazquez, da Marinha do Brasil.
 O retorno da Fragata ‘União’ ao Rio de Janeiro está previsto para 26 outubro.
 Fonte Poder Naval. Imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: