sábado, 26 de agosto de 2017

Submarino soviético ao abandono em Amsterdão na Holanda

Antigo estaleiro de Amsterdam vira vibrante área alternativa cultural - NDSM werf (Amsterdam-Noord), onde está junto do antigo estaleiro da cidade está um antigo submarino soviético está ancorado e abandonado,  um submarino da classe Zulu B-80, renomeado Foxtrot.
O submarino Foxtrot foi despojado do seu interior para servir como local cultural, mas tem algumas de suas características originais . Foi trazido para os Países Baixos por entusiastas de submarinos, tendo uma manutenção dispendiosa, o submarino foi vendido para local de festas. Infelizmente, o interior foi desmantelado e todos os instrumentos originais foram retirados para abrir espaço para sua nova finalidade que não veio a resultar e depois ficou ao abandono.
O Foxtrot não pode ser visitado actualmente, pois está em repouso no meio do porto por isso não é fácil chegar perto. Existem alguns submarinos soviéticos na Europa que ainda têm seu interior completo e podem ser visitados. Comtourist já visitou o b-413 em Kaliningrad e o b-515 em Hamburgo.
Amsterdam Noord, uma área do outro lado da baía de Amesterdão, até pouco atrás uma vizinhança esquecida, meio industrial e um tanto abandonada, onde tem o Eye Film Museum e o novo Amsterdam Lookout, com sua vista sensacional em 360° de Amesterdão.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

1 comentário:

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

Grande explicação.
Comecei agora precisamente a tentar perceber o que era aquilo e já nem preciso procurar mais :)

Abraço,
Rui