quarta-feira, 20 de julho de 2016

Cruzeiros e quintas no Douro

 Conhecer o Douro é partir numa viagem à descoberta de um lugar único, sendo o segundo maior rio de Portugal, com um comprimento total de 927 km.
Em território português, este rio tem apenas 210 km de comprimento e é navegável ao longo de todo esse percurso, graças às cinco barragens que são, hoje em dia, também uma atração devido ao seu desnível.
A barragem do Carrapatelo tem um desnível no nível da água de 35 metros, um dos maiores desníveis da Europa. A mais antiga região demarcada de vinho do Mundo é também uma paisagem de rara beleza e de uma importância histórica indiscutível, foi considerada pela Unesco como Património da Humanidade em 2001.
É uma área rica em termos de património arquitetónico, o qual terá a oportunidade de admirar ao visitar a região.No meio de montes, quintas e vinhas destacam-se grandes casas senhoriais do século XVIII, com as suas fachadas imponentes, que demonstravam a importância das famílias que nelas habitavam. De quando em quando são visíveis alguns núcleos urbanos, dos quais se destacam as cidades da Régua, Lamego e, ainda Vila Real, embora um pouco mais distante das margens do rio.
O Douro é a mais antiga região demarcada de vinhos do Mundo. Foi demarcada em 1756, pelo marquês de Pombal, de forma a garantir a qualidade e autenticidade dos vinhos desta região.
A Região Demarcada do Douro abrange uma área de cerca de 250 mil hectares, embora apenas cerca de 45 mil estejam plantados com vinha. As serras do Marão e de Montemuro protegem a região dos ventos húmidos do Atlântico e influenciam de forma relevante o clima da região, que se caracteriza por invernos rigorosos e verões bastante quentes.
 Text and images copyrigthts;Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Sem comentários: