sábado, 15 de maio de 2010

Visita ao Costa Magica, dia 13 de Maio


Em Outubro de 2004 saia dos estaleiros Fincantieri, em Génova aquele que era o maior navio de passageiros construído sob bandeira Europeia e a operar para um armador Europeu, o Costa Magica, irmão gémeo do Costa Fortuna, mais novo dois anos. Com 272,2m de comprimento, por 35,5m de largura tornou-se no primeiro navio de passageiros “post-Panamax” a operar para um armador Europeu, assim como o primeiro “post-Panamax” a operar durante um ano inteiro no mercado Europeu, facto que até então não acontecia no mercado de cruzeiros.
Com 105000 toneladas brutas o Costa Magica pode acolher 3470 hóspedes, assistidos por 1023 tripulantes, deslocando-se a uma média de 22 nós pelos 5 oceanos. O Costa Magica que se encontra a efectuar o seu cruzeiro de posicionamento rumo ao Mar Báltico onde vai operar este Verão (Europeu), chegou no dia 13 ao porto da cidade de Lisboa, pelas 07:00h proveniente de Cádiz. De cá rumou até Santander com saída por volta das 17:30h. Atracou no terminal de passageiros de Alcântara, sendo o único navio de cruzeiros a embelezar os cais de Lisboa nesse dia.

A convite da representante da Costa Crociere, em Portugal, o blog Sergio@Cruises subiu a bordo e mostra-lhe os interiores do navio que enaltece toda a linha de costa Italiana, no mar Mediterrâneo, e dos seus lugares mais famosos, tais como Capri, Positano, Portofino e lugares estes que serviram como inspiração para a decoração dos interiores do navio. A bordo também subiram connosco um grupo de cerca de 50 crianças, que tiveram a oportunidade de conhecer um navio por dentro (fotos do grupo de visitantes não são possíveis mostrar por questões de protecção de identidade). Com uma decoração muito diversa, onde se destacam as cores fortes, todo o navio tem uma envolvência mística, acentuada pelas obras de arte que se encontram dispostas pelos vários espaços do mesmo. Nos 14 decks de passageiros, possui diversos serviços e formas de entretenimento, além dos bares, lojas, espaço wellness, lounges e restaurantes. No átrio principal do navio, átrio Italia Magica, sobressaem os 4 elevadores panorâmicos que rasgam os 9 decks de altura deixando a luz natural iluminar todo este espaço. Este é considerado ponto de encontro do Costa Magica assim como o ponto de partida para a descoberta do mesmo. Entrando num dos elevadores panorâmicos subimos até ao deck 11, deck Tiepolo, onde conhecemos o salão de beleza, o ginásio e SPA do navio. Seguiu-se a passagem pela zona reservada às crianças o Squok club onde as mesmas puderam conhecer um dos melhores espaços infantis que existe sobre as ondas.
O squok club ocupa grande parte de vante no deck 12, assim como um espaço exterior com escorregas e piscina infantil. É neste espaço que as crianças podem permanecer em segurança e acompanhadas, quando os pais pretendem estar mais relaxados a bordo. Seguidamente deu-se a passagem para o exterior do navio e a oportunidade de conhecer os solários, a piscina exterior, e numa ascensão ao topo do navio, chegamos à pista de jogging, e ao campo multi-desportos onde a visão sobre os decks e paisagem exterior ao navio surpreende devido à altura atingida. Estamos mesmo ao lado da chaminé do navio onde o “C” complementa todo o orgulho Italiano bem perto da bandeira de registo Italiana, claro está!) hasteada na popa no deck 9.
Altura de iniciar a descida e regressar novamente ao interior do navio, no club Vicenza. Daqui passa-se ao restaurante buffet Bellagio, onde além das esculturas com comida somos surpreendidos pela enorme fachada recortada pela dupla escadaria que faz a ligação entre os três decks ocupados por este restaurante e club.
Depois de conhecer estes espaços partimos à descoberta do teatro Urbino no deck 5, o último dos três decks ocupados por este teatro. É o espaço onde se realizam as maiores festas a bordo e onde a magia e fantasia ocupa as noites a bordo, com produções próprias da equipa residente e não só. Em muitas destas festas os passageiros são convidados a participar. É no deck 5-deck Leonardo, que ficam localizadas as lojas do Costa Magica, aqui podem ser adquiridos os mais variados produtos a bordo assim como também as souvenirs alusivas ao mesmo, onde o destaque vai para as maquetes, os chocolates, as canecas e a mascote do club squok. Avançando para a popa encontram-se os espaços dedicados à arte, na galeria de arte, a Sala Isola Bella o espaço de jogos para as mais jovens e o bar clássico L’Áquila. A meio navio situa-se o Grand bar Salento, o bar principal assim como também lounge do navio. Aqui pode soltar a sua energia e mostrar o quanto vale voando baixinho na pista de dança. De qualquer forma se o seu estilo é dança, mas de forma mais discreta pode optar pelo bar Ballo Spoletto, onde a decoração não engana até aos que por ali cheguem por acidente. As estátuas em poses de dança explicam a que se destina o espaço.
Ao lado do bar Ballo Spoletto, encontramos o Capo Colonna Piano bar, onde a decoração surpreende em especial o tecto. Ainda no Leonardo deck situa-se o Casino Sicília, o espaço de jogo a bordo.
Descendo ao deck Michellangelo, chega-se aos restaurantes Portofino e Costa Smeralda, o primeiro a meio navio e o segundo situado à popa ocupando ambos também o deck 3. No último deck social do navio, nesta descida, o Raffaelo Deck (3), entrámos na capela, onde nos esperava uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, numa evocação à enorme devoção a esta imagem por parte do povo Italiano. Tivemos tempo ainda de conhecer a discoteca juvenil, Grado, assim como o espaço internet e uma breve passagem pela biblioteca, onde as opções de leitura são mais do que o tempo disponível a bordo para qualquer um passageiro.

Aquando do regresso dos primeiros passageiros a bordo, foi a nossa vez de descer do Costa Magica sendo que muitos dos visitantes levam consigo a vontade de experimentar a mesma sensação, mas a 22 nós.
Texto e fotos, ©:Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.

Sem comentários: