sábado, 29 de maio de 2010

O novo navio de cruzeiros Português

Por mais incrível que possa parecer, hoje o blog Sergio@Cruises tem o prazer de anunciar este título.
Chama-se Santa Maria Manuela e é o mais recente navio de cruzeiros Português, integrado no mercado de navios de cruzeiro veleiros. O processo para a entrada neste mercado ainda não se encontra concluído, uma vez que neste momento o navio está a obter os certificados necessários para poder operar. Mas dentro em breve teremos uma bandeira Portuguesa, num navio Português a efectuar cruzeiros oceânicos à vela.

Sugestão: Para uma melhor visualização das fotos do slideshow, poderá clicar no mesmo, será direccionado para a página do autor do slideshow, onde deverá pedir a apresentação de diapositivos no lado superior esquerdo do monitor.
O Santa Maria Manuela está durante este fim-de-semana aberto ao público no cais do seu armador, Pascoal, (na zona dos navios bacalhoeiros) Aveiro. O blog Sergio@Cruises foi conhecê-lo e mostra-lhe algumas fotos desta visita neste post. Nesta visita é difícil destacar algo de relevante no navio, uma vez que se trata de uma reconstrução total, portanto praticamente todo o navio é novo, todos os materiais a bordo são novos ou foram sujeitos a profundas remodelações. Referência para os dois sinos originais de 1937, presentes ao lado do leme e à proa, sinos os quais tinham como função chamar os doris de novo a bordo.

Os doris eram pequenas embarcações de um só homem, em que este saia do navio mãe, nesta embarcação e afastava-se do mesmo para pescar à linha durante longas horas, em águas geladas. No Santa Maria Manuela estão presentes os doris com todo o seu apetrechamento, tal como se fossem partir para a pesca do bacalhau de novo, sendo aqui um dos pontos em que se nota a missão do navio, em preservar o passado da história marítima Portuguesa, associando-a de uma forma incontornável e diferente ao conceito de museu vivo.
O Santa Maria Manuela, é um navio de 1937, um antigo bacalhoeiro da frota pesqueira Portuguesa. Convidamo-lo a conhecer toda a história deste navio, assim como acompanhar a sua reconstrução no blog do próprio navio, mantido pelo seu armador(veja aqui). Neste espaço obterá todos os detalhes assim como irá perceber como de um antigo casco de um navio abandonado nasceu aquele que no momento é o orgulho dos amantes de navios Portugueses. De referir que o Santa Maria Manuela é irmão gémeo do navio da Marinha Portuguesa Creoula, assim como também do Argus (ex-Polynesia). Aliás neste momento e nas fotos é possível observar os dois irmãos gémeos atracados no mesmo cais, sendo que o Argus (ainda a ostentar o nome Polynesia no casco), aguarda uma intervenção semelhante ao Santa Maria Manuela.
O Santa Maria Manuela tem em planeamento cruzeiros nas ilhas Portuguesas e anualmente terá no seu programa de cruzeiros uma viagem até à Terra Nova. Estes cruzeiros assim como os preços de aquisição dos mesmos serão disponibilizados em breve pelo armador no site indicado no blog do navio (finais de Junho, estima-se como sendo esta a data de revelação dos preços e programas de cruzeiros). Antes o Santa Maria Manuela irá rumar até à Inglaterra para participar na mítica prova Tall Ship’s Race, onde desta forma será apresentado de novo ao mundo e ao mercado de potenciais clientes do norte da Europa. Também irá rumar até Lisboa no próximo mês onde deverá ficar aberto ao público para que todos os interessados o possam conhecer e observar a imperiosa recuperação superior a 9M€ a que o navio foi sujeito, entre os estaleiros de Aveiro e de Marín, em Espanha. Com capacidade para receber cerca de 60 passageiros servidos por 13 tripulantes o Santa Maria Manuela, será muito em breve o primeiro navio de cruzeiros oceânicos à vela Português. Estes números aqui apresentados poderão ainda sofrer alterações uma vez que o navio ainda se encontra em processo de certificação. Caso pretenda visitar o Santa Maria Manuela poderá ainda fazê-lo amanhã (domingo) no seguinte horário, 9:30-12h e 14-18h, no local inicialmente referido. O blog Sergio@Cruises no primeiro post dedicado exclusivamente a este navio, deseja o maior sucesso ao lugre Santa Maria Manuela e dá os Parabéns ao seu armador pela audácia do seu empreendedorismo e aposta no mar e nos navios como investimento.

Texto e fotos, ©: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Aveiro.

Sem comentários: