domingo, 16 de maio de 2010

Portimão acolhe Comemorações do Dia da Marinha de 15 a 23 de Maio

No dia 20 de Maio a Marinha comemora o seu dia, data que marca a chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute em 1498.
As comemorações do Dia da Marinha, que terão lugar de 15 a 23 de Maio, na cidade de Portimão, associam-se às Comemorações do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes que, para além de politico e homem de letras, foi também um amante do mar e dos navios, sendo que foram, em grande parte, as viagens marítimas que enriqueceram o mundo cultural que nos deixou em muitas obras literárias.
O Programa das Comemorações do Dia da Marinha inicia-se com a abertura ao público de uma Exposição de Actividades da Marinha no Tempo - Teatro Municipal de Portimão. Patente até dia 23 de Maio, de Domingo a 5ª feira das 14h00 - 19h00 e 6ª feira e Sábado das 14h00 - 23h00, os visitantes poderão ficar a conhecer de perto as áreas operacional, científica e cultural da Marinha, para além de aqui terem a oportunidade de aprender a comandar um helicóptero Lynx e um navio através dos simuladores de voo e de navegação. Em paralelo, neste mesmo período, na Marina de Portimão, existe um espaço “fun place”, a funcionar entre as 10h00 - 12h00 e as 15h00 - 20h00, destinado a todos os que gostam de emoções fortes e novos desafios: actividades radicais, baptismos de mergulho, torre de escalada, tendas de airsoft e baptismos de mar em viaturas anfíbias. De 20 a 23 de Maio, no Cais Comercial e Ponto de Apoio Naval, as Unidades Navais NRP D. Francisco de Almeida, NRP Vasco da Gama, UAM Creoula, NRP Baptista de Andrade, NRP João Roby, NRP Andromeda (já se encontra em Portimão), NRP Almirante Gago Coutinho (já se encontra em Portimão), estarão abertas a visitas, podendo optar, entre 20 e 22 de Maio por realizar um baptismo de mar a bordo das lanchas “Centauro” e “Sagitário” que já encontram em Portimão.
No dia 21 é tempo de música, com o concerto ao ar livre da Banda da Armada (local: Alameda da República, junto à Igreja do Colégio).O Dia da Marinha, tem o seu ponto alto no dia 23 de Maio, com uma forte agenda de actividades. Pelas 10h00, na Igreja do Colégio, realiza-se uma missa em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos. Seguindo-se às 11h30 a Cerimónia Militar na Zona Ribeirinha de Portimão. Durante a tarde, com início às 15h30, na Praia da Marina, realizam-se Exercícios de Demonstração de Capacidades e a Largada dos Navios. (©) Images Copyrights; Imagens com direitos reservados : Francisco José André , Portimão

Sem comentários: