quinta-feira, 29 de abril de 2010

Portimão a capital de cruzeiros do Sul.


O blog Sergio@Cruises, recebeu o convite para estar presente num dos mais altos pontos do porto de Portimão. O convite dirigido pelo Município de Portimão, o qual aproveitamos para agradecer, consistiu na visita aos navios Prince Albert II, da SilverSea Cruises e ao navio Grand Voyager da Ibero Cruceros. Ambos os navios efectuaram a sua escala inaugural, no dia 27/4/2010, no porto Algarvio. O Grand Voyager, foi o primeiro a chegar, fazendo assim justiça ao seu título de navio mais rápido do Mundo, tal como referido pelo seu comandante, é efectivamente o mais rápido navio de cruzeiros, do Mundo, podendo atingir velocidades de 33 nós. Contudo tal velocidade só é incrementada à máquina para recuperar atrasos nas saídas dos portos, ou em casos de desvio a tempestades no mar. O facto de o navio não usar a sua velocidade máxima prende-se com os elevados custo do preço de combustível. O comandante, José Toledo, referiu este factor como sendo um dos que mais incrementa o valor do custo final de umas férias a bordo do Grand Voyager.
Pouco depois das 06:30h o Grand Voyager já se encontrava atracado, tendo a manobra corrido normalmente e tendo sido acompanhada de perto pelo rebocador Golias, vindo do porto de Sines, para auxiliar a manobra. Após a conclusão da manobra de atracação do Grand Voyager, o rebocador e piloto, desceram novamente a barra para dar as boas vindas e guiar o segundo ilustre convidado das águas do Arade, a conhecer o cais do porto de Portimão. O Prince Albert II, efectou a manobra de rotação e inversão de marcha, ao lado do Grand Voyager, sendo vigiado por perto pelo rebocador Golias. Atracou de estibordo no restante cais disponível.
Às 10:30h os representantes do blog Sergio@Cruises, subiram a bordo do navio Prince Albert II, na delegação de promoção institucional e concelhia, dirigida e encabeçada pelo Presidente da autarquia de Portimão, Manuel da Luz. Fomos recebidos a bordo pelo simpático comandante do navio Prince Albert II, Luigi Rutiliano, que fez uma breve apresentação do mais recente navio da SilverSea Cruises, na vertente de navios de expedição. O ex-Delphin Clipper de 1989, navio com casco reforçado para navegação em águas geladas, é um navio acolhedor, com espaços agradáveis, criados depois da remodelação milionária a que foi sujeito em 2007, após a aquisição pela SilverSea Cruises. Em 2009, foi baptizado, no Mónaco, pela pessoa a quem ostenta o nome pelos lugares mais remotos do mundo.
A bordo e após a apresentação do navio, feita pelo comandante, foi tempo de promover o destino Portimão, através do presidente da autarquia, ao mesmo tempo em que o comandante do navio oferecia champanhe aos visitantes, no Panorama Lounge. Após a troca de presentes, que incluiu a habitual troca de crestas comemorativa da primeira viagem, foi tempo de nos despedirmos do mais luxuoso navio de exploração do Mundo e prepararmo-nos para visitar o navio Grand Voyager.
A surpresa ainda estava por revelar, quando entramos no Grand Voyager, mas depressa se revelou. Quem nos recebeu foi nem mais nem menos, do que o Presidente da Ibero Cruceros, Mário Martini, que se encontrava a bordo, juntamente com cerca de 250 jornalistas convidados para efectuar este cruzeiro de apresentação do destino. Também o comandante, José Toledo, deu as boas-vindas aos visitantes no Anemos Sky bar, onde foram também servidas bebidas e canapés à comitiva. Apresentado o navio, foi tempo de promover novamente o destino Portimão, tendo o presidente da autarquia dado especial ênfase aos locais onde os turistas podem passear, em visita à cidade, lugares estes que serão transmitidos aos passageiros nos próximos cruzeiros que o Grand Voyager vai efectuar com passagem por Portimão. Sendo um dos navios que mais vezes visitará este porto, tirando o ferry Volcan de Tijarafe. Entre os locais referidos pelo presidente estão a Praia da Rocha e uma visita ao comércio tradicional, da baixa da cidade.
Foi ainda sugerido a bordo a possibilidade de posicionamento do navio, neste porto Algarvio, possibilidade que foi garantida caso haja a oferta de uma média de 400 a 500 embarques por semana. A fasquia foi colocada bastante alta, mas não fora de alcance, antes até pelo contrário, a garantia de posicionamento foi dada, caso isso se consiga alcançar.
Na conversa o presidente da Ibero Cruceros apresentou de forma bastante sucinta e concisa os próximos cruzeiros do Grand Voyager, de onde se destaca o fretamento que irá existir do navio, pelo banco Banesto, para efectuar pelo menos dois cruzeiros para os seus colaboradores. Foi ainda dado destaque ao facto dos navios Ibero Cruceros ostentarem registo Português, neste caso o registo internacional de navios da Madeira (MAR).

A bordo tivemos ainda a oportunidade de conhecer, dois dos três tripulantes de nacionalidade Portuguesa que trabalham a bordo do Grand Voyager, sendo um deles o Restaurant Manager, Marco Oliveira, que nos falou da sua experiência no mar e em navios de cruzeiros, onde conta já com 13 anos de experiência em companhias conceituadas tais como a Celebrity Cruises e a SilverSea Cruises.
Perto das 13 horas tivemos de terminar a nossa visita uma vez que o navio tinha agendada a sua partida para as 13h, rumo a Vigo, o seu porto base, nesta curta temporada.
Pontualmente pelas 13:00h saia do rio Arade o Grand Voyager, saudando todos os presentes com um buzinão, que teve resposta das embarcações locais. De perto seguiu-o o rebocador Golias até ao limite da barra. O Prince Albert II, ficou em porto mais algumas horas até às 15:30h, hora em que também soltou os seus cabos e desceu o rio Arade acompanhado pelo outro rebocador local o Engenheiro Luís da Fonseca. Com ele o seu comandante levou a certeza de que nos voltavamos a encontrar no dia seguinte, num outro rio, desta vez o rio Tejo, em Lisboa, onde efectuou a sua próxima escala, e estreia também. Facto este que realmente veio a concretizar-se ontem, tal como apresentamos esse registo já.

Hall principal do Grand Voyager e recepção.Anemos Sky bar. Bar com piano, acima da ponte do navio, com vista panorâmica.
Interiores do Grand Voyager, um navio com muito brilho.

Interiores do navio de Exploração, Prince Albert II. Panorama Lounge.


O blog Sergio@Cruises, agradece ao Município de Portimão o convite efectuado para cobrir este ponto alto deste porto Algarvio, que está a lutar por um lugar no top 3 dos maiores portos nacionais. Na luta pelo mesmo lugar estão também os portos de Ponta Delgada e de Leixões.
Texto e fotos, copyright: Francisco André, Ricardo Martins e Rui Agostinho, em Portimão.
Grand Voyager, atracado em Portimão.

Sem comentários: