terça-feira, 13 de abril de 2010

Navios cargueiros

Sendo Lisboa um dos principais portos nacionais de movimentação de mercadorias, é usual vermos o movimento de navios cargueiros sulcando o Tejo. Hoje enquanto se aguardava pela saída dos navios de passageiros, registou-se a saída do pequeno Terry Siete. Navio de carga-geral e contentores, com destino a Las Palmas e precedência de Leixões. Este navio construído em Hamburgo em 1984, tem como dimensões principais, 88m de comprimento, 15,7m de boca e 6,45m de calado.
Um outro navio que se encontra em porto é o Christina I, propriedade da Portline, atracado no cais da Matinha (perto da Expo). Encontra-se ali desde 4 de Novembro de 2009, à espera de actividade.
Também de passagem por Lisboa, esta o Sea Buffalo, o pequeno navio frigorífico que se encontra a efectuar trabalhos de manutenção no estaleiro naval da Rocha. Este navio de 1980, com 90m de comprimento e 15m de largura, faz parte de um restrito número de navios frigorífico, distinguindo-se do principais gigantes do sector até pela cor do casco, fora da habitual cor branca.
Texto e fotos, copyright: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.

Sem comentários: