sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Novo navio Português, irá chamar-se Douro Spirit.

Ontem, a empresa líder do turismo fluvial, em Portugal, DouroAzul, anunciou a adjudicação da construção da sua nova embarcação ao estaleiro NavalRia, do grupo Martifer, em Aveiro. A cerimónia decorreu pelas 16h a bordo do navio Milénio do Douro, nos estaleiros da NavalRia, onde este navio já se encontrava à alguns dias em reparações.
Este projecto foi classificado de Interesse para o Turismo e faz parte de uma candidatura submetida ao sistema de incentivos SI Inovação do Ministério da Economia, no valor global de 12,4 milhões de euros, e que já recebeu do Turismo de Portugal a respectiva aprovação prévia.
Douro Queen a operar numa das barragens do rio Douro.
O novo navio, com 80m de comprimento (está limitado ao comprimento máximo de 80m, para que possa ultrapassar todas as comportas do rio Douro), e 11,4m de largura, terá 65 quartos duplos, e capacidade máxima para receber 130 hóspedes. Terá uma tripulação de 36 elementos.
Este navio operará no rio Douro para o mercado Norte-Americano, através da Uniworld, mercado este que garantiu a ocupação do navio entre 2011 e 2015, daí a viabilidade da sua construção. O nome avançado para esta construção é Douro Spirit.
É conhecida a vontade da empresa de internacionalizar-se, mais concretamente no maior rio do Mundo, o rio Amazonas no Brasil. Pretende-se que a DouroAzul, inicie as suas operações no Rio Amazonas, em 2012, através da empresa criada por esta, a Discover Amazon. Em 2014, espera-se que entre ao serviço da Discover Amazon a segunda unidade e em 2016 a terceira unidade da frota, anos em que o Brasil recebe respectivamente o Mundial de futebol e os Jogos Olímpicos. Estima-se que a construção destes três navios ronde os 75 milhões de euros. Existe uma vontade da parte do CEO da DouroAzul, Mário Ferreira, que os mesmos sejam construídos em Portugal, revelando no entanto contactos com estaleiros estrangeiros, nomeadamente Holandeses e Espanhóis. No entanto sabe-se que esta vontade revela uma ligeira preferência pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), contudo as propostas é que marcarão a decisão da escolha, tal como aconteceu com esta nova construção, em que a NavalRia, conseguiu apresentar uma melhor proposta que os ENVC, que já contam no seu portfólio com as construções número 234 e 235, respectivamente, nada mais que os maiores navios actualmente propriedade da DouroAzul, entregues em 2005, com os nomes Algarve Cruiser e Douro Queen. Inicialmente o Algarve Cruiser operou em águas costeiras no Sul de Portugal, rio Guadiana e Espanha, contudo as más condições de navegabilidade do rio Guadiana ditaram o posicionamento deste navio no Rio Douro, com o nome alterado para Douro Cruiser.
Algarve Cruiser atracado em Lisboa, a 16/3/2008.
Texto e fotos, copyright: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.
Antevisão do navio: DouroAzul.

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