sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Blog em Viagem…Itália.

Gemini atracado em Civitavecchia (Roma).
Gemini, atracado em Livorno.
De novo o Blog Sérgio@Cruises regressa a Itália, concretamente aos portos de Livorno, pela primeira vez e Civitavecchia, um porto já anteriormente visitado. Este é o porto que serve a cidade de Roma.
Livorno, é um dos mais importantes portos Italianos, devido ao comércio que ali se gera, ao elevado número de ferrys que ali operam, nomeadamente com ligações a Cagliari (Sul da ilha de Sardenha), Palermo (ilha da Sicília), Ilha Gorgona, e ilha da Córsiga (Bastia). É também a casa do Tall Ship Amerigo Vespucci, um dos mais bem conservados navios veleiros do Mundo, que esteve em Portugal em 2006, aquando da realização dos 50º aniversário da regata Tall Ships, com passagem por Lisboa. Como curiosidade este navio data de 1931, e como meio de propulsão auxiliar está equipado com dois motores Fiat E 308 Ess, em substituição dos originais, também Fiat, substituição esta que ocorreu em 1964. Em Livorno escalam também os navios de transporte de veículos, alguns bem conhecidos como o caso do navio Grand Portogallo, um assíduo visitante do porto de Setúbal.
Neste porto encontramos também na doca seca o fabuloso iate Nero, já referenciado neste blog AQUI, aquando da sua passagem pelos Açores a 15 de Abril de 2009. Um dos aspectos menos positivos deste iate, é um aspecto estético devido à instalação dos intrumentos de comunicações, nos mastros, o que não favorece muito a estética.
Ficando para trás Livorno a viagem continua até Civitavecchia. Neste porto escalam os navios de cruzeiros com excursões até ao Vaticano. Este porto possui 18 docas de acostagem com comprimentos que variam entre os 86 e os 310m de comprimento. Aqui operam várias companhias de ferrys, como o caso da Terrenia, a companhia estatal de ferrys Italiana (Ferrovie Dello Stato), os ferrys com a ligação à ilha Sardenha, a Grimaldi com ligações a Barcelona e com passagem por Porto Torres, Norte da Sardenha. Partem também daqui as ligações ferrys com a ilha da Córsega através da Corsica Ferrys. Ainda neste porto operam também a Grandi Navi Veloci com ligação a Espanha e os ferrys Italianos da Moby Lines, provavelmente os navios com as cores mais divertidas a operar no Mundo.
Neste artigo ficam alguns registos da passagem do Gemini pelos dois portos assim como mais algumas fotos do interior do navio e do iate Nero em doca seca, em Livorno.

Texto e fotos, copyright: Rui Agostinho, Itália.

Sem comentários: