sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cidade do Funchal "destruída"

Pelo menos 36 pessoas morreram e mais de 70 feridos foram assistidos. Número pode subir, pois há vilas isoladas na Ilha da Madeira. Em poucas horas, o Funchal entrou em colapso, devido à forte chuva muitas pessoas podem estar encurraladas, dentro de carros que foram arrastados e abalroados ou em locais afectados por derrocadas. O navio de cruzeiros AIDALuna da AIDACruises, que está agendado a sua escala para amanhã pelas 13h, só vai conseguir atracar no porto do Funchal, na Segunda-Feira ou mesmo cancelar a escala. Também as excursões do navio podem ver algumas ser canceladas como as do centro do Funchal, o passeio de jeep todo o terreno nas montanhas e a ida à Eira do Serrado pois esta localidade ainda se encontram isolada. Além disso, no Funchal há parques de estacionamentos submersos e casas destruídas. Muitas pessoas desaparecidas. A cidade paralisou e as comunicações foram cortadas por algum tempo. Muitas vilas estavam isoladas, sem que se soubesse se havia mortos e feridos. Ontem à noite, a Câmara da Ribeira Brava pediu ajuda aos bombeiros para entrar na Serra de Água, localidade que ainda estava isolada e sem comunicações. Ontem à noite a cidade estava coberta de lama, com estradas cortadas , falta de luz e água em algumas zonas e o medo instalado na população. As três ribeiras que atravessam o Funchal começaram a destruir a cidade às 10 da manhã. Já chovia desde as 5. A ponte junto ao mercado dos Lavradores ruiu, devido à fúria das águas, e todos os que ali estavam começaram a fugir. A água trazia pedras e entulho e o alcatrão não tardou a levantar e formar crateras. Ninguém imaginava que fosse possível aquele cenário, pois no dia anterior estava um belo dia de sol e com neve no Pico do Arieiro. Nada se previa este cenário de catástrofe ficando numa "cidade fantasma", com os transportes públicos abandonados e a marina totalmente submersa. Imagens DN.

9 comentários:

antonio sáez disse...

Desde Canarias lamentamos, profundamente, la desgracia acaecida, especialmente por la irreparable pérdida de numerosa vidas humanas. Nos solidarizamos con el dolor de nuestros hermanos madeirenses, y esperamos que la isla se recupere rápidamente de esta terrible catástrofe. Un gran abrazo.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Sergio, desde a Graciosa-Açores envio-te um Abraço Solidário para ti e Todos os Madeirenses, e Especialmente para aqueles que perderam seus familiares e Amigos.
Um Abraço
Manuel

Unknown disse...

amigo sergio, ho visto in tv questa tragedia...è incredibile.

um abraco a tutta madeira

JOSÉ MODESTO disse...

Amigo Sérgio,Irmãos Madeirenses.
Quero expressar as minhas condolências ás familias que perderam os seus queridos nesta tragédia.
Um Abraço solidário ao meu Amigo Sérgio e toda a sua familia, e dizer que acompanhamos com tristeza o que os nossos Irmãos estão a passar.
Espero sinceramente que não hajam mais vitimas, uma palavra ENORME de ESPERANÇA para todos os Madeirenses.

Quero também lançar um alerta ás nossas entidades Politicas, que rápidamente pensem sómente nos Madeirenses e canalizem todas as ajudas financeiras disponiveis para que todos possam rápidamente voltarem ao normal.

UM FORTE ABRAÇO desde Leça da Palmeira - Leixões, que Deus esteja convosco neste momento dificil.

Saudações Marítimas
José Modesto

sergiocruises@gmail.com disse...

Muito obrigado pela vossa atenção e apoio, com o povo Madeirense.
Saudações maritimas da Madeira
Sergio Ferreira,

Emanuel Cabral disse...

Amigo Sergio,realmente uma grande tragedia por aquilo que acompanho pela Tv e mesmo por fotos o funchal esta irreconhecivel infelizmente as minhas sinceras condolencias para todas as familias que perderam entes queridos e esperemos que tudo isso se resolva o mais breve possivel a todos os Madeirenses um grande Abraço de Ponta Delgada São Miguel Açores
Emanuel Cabral

Daniel Capella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Capella disse...

Olá Sergio
Deixo aqui expressa minha solidariedade, não só minha, mas acho que posso falar por todo o povo brasileiro que já passou por situações parecidas e conhece o pesar de coisas como esta. Lamentamos pelas danos matérias e principalmente pelas mortes que são irreparáveis. Um forte abraço a todos os madeirenses desde o Brasil,
Daniel Capella.

André Moura disse...

Em nome pessoal e em nome do Azores Cruise Club envio um abraço solidário ao Sérgio e a todo o povo madeirense neste momento de profunda consternação e angústia.


Um forte abraço dos Açores

Azores Cruise Club