sábado, 10 de outubro de 2009

Sedov no porto de Lisboa

O porto de Lisboa foi um dos escolhidos pelo ilustre veleiro russo STS Sedov(em russo denominado Седов) nesta sua viagem de carácter cientifico, esteve na capital desde o passado dia 5 de Outubro até às 11:20 do dia 7 tendo permanecido aportado em Santa Apolónia, proveio do porto italiano de Cagliari e prosseguiu rota para norte, rumo ao porto belga de Antuérpia.
O Sedov, distinguido com o título de maior veleiro do Mundo, é uma barca de quatro mastros com uma arqueação bruta de 7,300 toneladas(em lotação máxima) e com 117,5 metros de comprimento, acarreta uma impressionante carreira de 88 anos.
Lançado à água em 1921 na Alemanha pós-encomenda em 1919, inicialmente operou como navio mercante de nome Magdalene Vinnen II ao serviço da F.A Vinnen & Co. sediada em Bremen, era na altura o primeiro veleiro a navegar com motores auxiliares, a sua viagem inaugural deu-se a 1 de Setembro de 1921 largando de Bremen via Cardiff para Buenos Aires(Argentina) lotado com carvão, apesar das adversas condições climatéricas a viagem durou apenas 30 dias, à parte do carvão, o Magdalene Vinnen II transportava desde madeira a trigo nas suas viagens de entrega.
A 6 de Agosto de 1936 dava-se a sua venda para outra companhia mercante alemã que o renomeou Kommodore Johnsen e planeava utilizar o navio não só para transporte de carga como também para instrução de cadetes assim sendo reapareceu com maior capacidade de acomodação.
Em 1945 e depois do Reino Unido ter tomado posse do veleiro à Alemanha, o Kommodore Johnsen foi entregue à União Soviética onde foi utilizado como reparações de guerra, foi posteriormente renomeado Sedov como homenagem ao explorador russo Georgy Sedov, figura distinta que perdeu a vida durante uma investigação no Árctico em 1914.
Desde 1991 que se encontra a cargo da escola naval de Murmansk, onde é usado como navio escola para cadetes, por tal a cidade russa de Murmansk encarrega-se da sua gerência e manutenção.
Actualmente para além de Murmansk, acolhe nas suas viagens de instrução cadetes de St. Petersburgo e Arkhangelsk, e participa frequentemente em regatas e competições de veleiros, e graças à disponibilidade dos proprietários permite aos amantes do navio em si ou de veleiros, ou até para quem simplesmente gosta de velejar, a hipótese de realizarem a bordo do Sedov um cruzeiro desfrutando das melhores acessibilidades, para mais informações sobre os itinerários e reservas consulte o website do STS Sedov.
Fotos: © Rui Agostinho-Lisboa e wikipedia(Sedov com casco branco) todos os direitos reservados. Texto: João Abreu.

Sem comentários: