quinta-feira, 28 de agosto de 2008

RMS Santa Helena

O RMS St. Helena é um único navio, uma vez que só ele actualmente leva o título do Royal Mail Ship, que orgulhosamente foi realizado antes do Queen Elizabeth e Queen Mary, entre outros ilustres navios. Construído em 1989 no Reino Unido tem 6.767 Toneladas e, acarreta um máximo de 128 passageiros e 56 oficiais e tripulantes. A sua rota se alarga mais de 12.000 km Sul a partir do porto Portman na sua base no sul da Inglaterra, Vigo, Tenerife, Ascensão, Santa Helena, Walgis Baía e, finalmente, Cape Town. Ida e volta da viagem, em duas viagens por ano. Da Cidade do Cabo, faz várias ligações para St. Helena (seis viagens) antes de regressar a Portman. O RMS St. Helena foi confiada a missão de fornecer as provisões às ilhas britânicas da Ascensão (guarnição) e St. Helena (com menos de 5000 habitantes, para 120 km2) situada no sul do Atlântico. Na ausência de portos em St. Helena, o barco fica ancorado na Baía James, e de passageiros e de carga seja transferida para lanchas.

El RMS St Helena es un buque único, ya que solamente él lleva en la actualidad el título de Royal Mail Ship que antes llevaron orgullosamente el Queen Elizabeth y Queen Mary, entre otros buques ilustres.Fue construido en El Reino Unido en 1989 tiene 6.767 GT de desplazamiento, y lleva un máximo de 128 pasajeros y 56 oficiales y tripulación.Su ruta se alarga por más de 12.000 kms hacia el Sur desde el puerto base de Portman en el sur de Inglaterra, Vigo, Tenerife, Ascension Is, St Helena, Walgis Bay y finalmente Ciudad del Cabo. Ida y vuelta, dos viajes por año. Desde Ciudad del Cabo hace varias conexiones con St Helena (seis viajes) antes de regresar a Portman.El RMS St Helena tiene encomendada la labor de avituallar las posesiones inglesas de Ascensión (guarnición) y St Helena (con menos de 5000 habitantes, para 120 km2) situadas en el Atlántico Sur .Ante la inexistencia de puertos en St Helena, el barco fondea en James Bay, y la mercancía y pasaje es transferida a lanchones.

Em 21 de maio de 1502, festas de Santa Helena, o Português navegador e explorador João da Nova desembarcado no local actual de Jamestown, quando retornava da sua viagem à Índia, não se encontravam pessoas na ilha, mas, se tinha água e alimento em abundância, o que tornará a ilha escala exigida no momento dos descobrimentos como sendo o caminho da marca de ventos .Além disso, João da Nova descobriu a ilha de Trindade, Ceilão, João da Nova, Santa Helena e Ascensão, bem como Prefeito de Lisboa. A primeiro Inglês a ancorar na baía James aconteceu a 86 anos mais tarde. A ilha é conhecida principalmente como a sede do segundo exílio de Napoleão Bonaparte após a derrota de Waterloo, onde ele foi forçado a permanecer confinado em tal "ilha isolada" a partir de 1815, até sua morte em 1821.Todavía hoje mantém a sua sepultura ( cujos restos mortais foram transferidos para a França, em 1840, Invalides, Paris). Nós entendemos que o navio faz paragens em Tenerife, observando que a tomada Bornéu no banco dos réus para os antigos (usando o âncora sem a ajuda de rebocador). Salienta, em uma das fotos que o simples acto de rebocar o barco-piloto para ajudar a trabalhar atracar. A partir de 2010 se prevê venha a ser retirada de serviço, na conclusão de uma pista de aterragem de 2.200 metros em St. Helena.
El 21 de Mayo de 1502, festividad de Santa Helena, el navegante y descubridor portugués Joao da Nova desembarcó en la localización actual de Jamestown, al regreso de su viaje a la India, no encontrando habitantes en la isla, pero si agua y víveres en abundancia, lo que haría de la isla escala obligada en la época de la vela por estar en la ruta de los alisios..Además, Joao da Nova fue descubridor de Trindade, Ceilán, Joao da Nova, Santa Helena y Ascensión así como alcalde de Lisboa. El primer inglés no fondeó en James Bay hasta 86 años después.
La isla es conocida sobre todo como sede del segundo exilio de Napoleón Bonaparte después de la derrota de Waterloo, en donde se le obligó a permanecer confinado en tan “aislada isla” desde 1815 hasta su muerte en 1821.Todavía hoy se conserva su tumba (cuyos restos fueron trasladados a Francia en 1840, Inválidos, París). Vemos al buque en escalas efectuadas en Tenerife, haciendo notar que efectúa el borneo en la dársena a la antigua usanza (utilizando el ancla sin ayuda de remolcador). Destaca en una de las fotos que la propia lancha del práctico actúa en labor de remolcador para ayudarlo en la faena.A partir de 2010 está prevista su retirada del servicio, al terminarse una pista de aterrizaje de 2.200 mts. en St. Helena.

Texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife
Gráficos, fotos e info RMS St Helena: Andrew Weir Shipping Ltd. UK.

1 comentário:

Passeios da Terra disse...

olá sergio! se pudesse gostaria de saber mais sobre esta viagem do RMS a Santa Helena.

o meu contacto é anapaulasantos.carvalho@gmail.com