terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Manhã de Fim de Ano na ilha da Madeira

Esta manhã a cidade do Funchal acordou cheia de paquetes, com 10 navios já posicionados para a grande noite de Passagem de Ano na ilha da Madeira.
Os dois navios que já marcam presença desde ontem, é o Aurora da companhia P&O Cruises e o Ocean Majesty da operadora Itaka Cruises, depois da pernoitar no porto estão à espera do fogo de artificio.

Pelas 6h da madrugada teve a chegada do navio de passageiros alemão Mein Schiff 3 da companhia Tui Cruises, na sua viagem de Fim de ano desde as Canárias, proveniente de Santa Cruz de Las Palmas e ruma dia 1 do novo ano 2020, pelas 14h, com destino ao porto de Santa Cruz de La Palma.

O navio Zenith marca presença nesta festa de fim de ano, como tem acontecido alguns anos, mas sendo a sua última presença, antes de rumar ao Ásia Oriental. Teve a sua chegada pelas 6h30m, proveniente do porto de Santa Cruz de Tenerife, sendo o primeiro para fundear na baía do Funchal e tem previsto saída pelas duas primeiras horas do ano novo, com destino a Arrecife na ilha de Lanzarote.

A mesma hora chegou o AIDAstella da companhia AIDA Cruises, o primeiro dos dois navios da frota que marcam hoje presença nesta noite de passagem de ano, atracou no cais norte do porto do Funchal até as 17h, proveniente de Santa Cruz de Las Palmas e vai assistir para fundeadouro o fogo de artificio e depois no novo ano ruma pelas 00h30m, com destino a ilha de Lanzarote.

Os clássicos britânicos Saga Sapphire da Saga Cruises e Marco Polo da companhia CMV, estão presentes também na baía do Funchal, com a chegada do Saga Sapphire pelas 7h, proveniente do porto de Santa Cruz de La Palma, para ficar fundeado e ruma pelas 8h do novo ano para Southampton, no Reino Unido. O Marco Polo teve a sua chegada pelas 9h, proveniente do porto de Santa Cruz de La Palma e fica também fundeado para depois das doze badaladas rumar a Lisboa.

O Balmoral da Fred. Olsen Cruise Lines, um veterano de passagens de ano na ilha da Madeira, chega pelas 16h, proveniente do porto de Santa Cruz de La Palma para depois entrar para o lugar do AIDAstella e pernoita antes de rumar com destino a Lisboa pelas 18h, do novo ano.

O Queen Victoria da companhia centenária Cunard Line, tem a chegada pelas 8h, proveniente do porto de Santa Cruz de La Palma, para atracar no Porto do Funchal, para ficar para o ano novo até 01h da madrugada antes de rumar a Lisboa.
O Columbus da companhia CMV, tem chegada para fundear pelas 8h, vai assistir a passagem e ruma pelas 00h30m, do novo ano rumo também a Lisboa.

Ainda apareceu na baía o Amera fora das 3 milhas, como podemos ver rumo a Porto Santo e junta-se a noite aos 13 navios na baía do Funchal.
O último a chegar pela manhã é uma estreia nestes fins de ano no Funchal, o Marella Explorer da companhia Marella Cruises, teve a chegada pelas 10h, proveniente de Arrecife na ilha de Lanzarote para ficar fundeado e ruma dia 1 de Janeiro do novo ano pelas 14h, com destino a ilha de La Palma.

Ainda se espera a chegada dos navios AIDAcara da companhia AIDA Cruises e a escala inaugural do  Amera da companhia Phoenix Reisen, previstas as chegadas depois das 18h e 20h.
Muitos passageiros aproveitam logo pela manhã para a excursões e animações na ilha, além do centro do Funchal estar cheio de animações, folclore, comida tradicional e muita iluminação para a noite.
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


Sem comentários: