quinta-feira, 6 de junho de 2019

Fragata HMCS St. John´s da Marinha Canadiana

 HMCS St. John's é uma fragata da classe Halifax da Royal Canadian Navy é a décima primeira de doze navios em sua classe que é baseada no Projeto de Fragata de Patrulha Canadense e sua homeport é em Halifax, Nova Escócia e esteva na ilha da Madeira em Abril de 2019 numa escala de vários dias para reabastecimento.
A fragata  HMSC St. John´s tem  Halifax , tem 134,6 metros de comprimento, dá uma velocidade máxima de 29 nós e um alcance de 7.000 milhas náuticas a 15 nós  usando motores a diesel. Usando suas turbinas a gás, os navios têm um alcance de 3.930 milhas náuticas a 18 nós .
Tem um complemento de 198 militares, dos quais 17 são oficiais e 17 tripulantes, dos quais 8 são oficiais. Tem implantado o helicóptero CH-124 Sea King , têm um convés de helicóptero equipado com um sistema de " armadilha de urso " que permite o lançamento e a recuperação de helicópteros até ao estado do mar, carrega uma arma anti-submarino na forma do torpedo Mark 46 , lançado a partir de tubos de torpedos Mark 32 Mod 9 gêmeos em compartimentos de lançadores em ambos os lados da extremidade dianteira do hangar de helicóptero.
Tem suportado pelo míssil superfície-superfície RGM-84 Harpoon Block 1C, montado em dois tubos de lançamento quádruplo no nível do convés principal entre o funil e o hangar do helicóptero.
Para autodefesa antiaérea, os navios estão armados com o míssil terra-ar de lançamento vertical Sea Sparrow em dois lançadores de oito células Mk 48 Mod 0 colocados para bombordo e estibordo do funil,  transportam 16 mísseis.
A Raytheon / General Dynamics Phalanx Mark 15 O , Sistema de Armas de Fechadura Mod 21 (CIWS) está montado no topo do hangar do helicóptero para uma defesa de "última trincheira" contra alvos que fogem do Sea Sparrow.
Os canhões 57 mm Mk 2 existentes foram atualizados para o padrão Mk 3 e os mísseis Harpoon foram melhorados para os níveis do Bloco II, a Falange foi atualizada para o Bloco 1B e o obsoleto sistema Sea Sparrow foi substituído pelo Míssil Evolved Sea Sparrow .
Foi construído em 1996 pelos estaleiros de Saint John Shipbuilding Ltd. em seu estaleiro em Saint John, New Brunswick .
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: