segunda-feira, 6 de maio de 2019

Guarda Costeira USCGC THETIS na Madeira

O navio da Guarda Costeira Americana USCGC Thetis (WMEC 910), chegou hoje à ilha da Madeira, após missão na costa atlântica de África.
  Atracou no cais norte do Porto do Funchal, pelas 9h30m, USCGC Thetis (WMEC-910), após terminar missão na 6ª Frota dos EUA, em apoio ao exercício Obangame Express 2019.

    Esteve com várias forças marítimas das nações do Golfo da Guiné, Europa, América do Sul e Estados Unidos e várias organizações regionais e internacionais estão participando do exercício marítimo multinacional Exercise Obangame Express (OE19) que começou em 15 de março de 2019.

 Exercício Obangame Express 2019, é um exercício do Comando Africano dos EUA (AFRICOM) destinado a melhorar a cooperação regional, conhecimento de domínio marítimo (MDA), práticas de compartilhamento de informações e especialização em interdição tática para melhorar as capacidades coletivas das nações do Golfo da Guiné e da África Ocidental. contrariar a actividade ilícita marítima.  Exercício A Obangame Express, agora em seu nono ano, é um dos três exercícios regionais facilitados pelas Forças Navais dos EUA , Europa e África.
As 33 nações programadas que participaram incluem Angola, Bélgica, Benin, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Dinamarca, Guiné Equatorial, França, Gabão, Gâmbia, Alemanha, Gana, Guiné, Guiné -Bissau, Libéria, Marrocos, Namíbia, Países Baixos, Nigéria, Portugal, República do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Espanha, Togo, Turquia e Estados Unidos, bem como a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental ( CEDEAO) e da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC). ”
O USCGC Thetis tem como sua base em Key West, na Flórida, especializado em operações de imposição da lei marítima, especificamente contra-narcóticos e contrabando de migrantes estrangeiros, além de operações de busca e salvamento.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: