segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Veleiro da Marinha Italiana ORSA MAGGIORE no Funchal

Hoje pelas 9h, entrava no Porto do Funchal o veleiro moderno da Marinha Italiana ITS Orsa Maggiore, numa viagem de formação de futuros oficiais da Marinha de Itália. Proveniente de Tenerife, vai permanecer na Madeira até dia 30
Foi construído em 1994 foi encomendada pela Marinha italiana ao estaleiro Tencara, em Veneza,  entrou ao serviço da Marina Italiana em 1995, o veleiro "Orsa Maggiore" contribui para a formação profissional e ética dos futuros oficiais da Academia Naval.
É um veleiro oceânico em ketch (com dois mastros como a mesma forma pela popa do que pela proa), que também destacam os materiais utilizados para a sua construção, uma mistura de carbono, kevlar (poliamida) e resina de vidro, que o tornam mais leve e mais resistente do que outros veleiros feitos de madeira. 
O navio-escola  ITS Orsa Maggiore, mede 28,3 metros de comprimento, 6,4 de manga máxima e 4 calado, subindo seu deslocamento para 80 toneladas.  Com 802 metros quadrados de vela, pode atingir velocidades de 4 a 6 nós com vento, também é equipado com motor com 400 cavalos de potência, com uma tripulação de 20 pessoas.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: