terça-feira, 25 de agosto de 2015

Destinos- Heraklion, Creta

 Mais uma etapa da viagem, desta feita em Heraklion, cidade da ilha de Creta na Grécia.  Heraklion é a capital da ilha de Creta e uma das cidades mais fascinantes e vibrantes da região do Mediterrâneo. Está cheia de lugares para descobrir. Com os esforços atuais para abrir maravilhoso centro da cidade medieval, que nos fala de um passado cheio de história e grandes eventos que reflectem a sua posição geopolítica estratégica no cruzamento de três continentes.
O destaque a poucos quilómetros do centro da cidade é Knossos, o maior sítio arqueológico da Idade do Bronze da ilha grega de Creta, provável centro cerimonial e político-cultural da Civilização Minoica, que é considerada a mais antiga civilização de que há registo na Europa.  Entre os pontos turísticos mais destacados de Heraklion são as muralhas da fortificação que delimitam a "cidade velha". As primeiras fortificações foram construídas pelos árabes e mais tarde foram reforçadas pelos venezianos (século 15).
Há uma basílica Veneziana em frente ao chafariz, para o leste, conhecida como a Igreja de São Marcos. Foi construída em 1239 dC, destruída em 1303 dC por um terremoto e reparada em 1508 AD. Durante o domínio Turco, a igreja foi transformada em mesquita e hoje é usado para espectaculos, palestras e exposições.
No coração da cidade há muitos monumentos que datam da Idade Média, um período em que Heraklion testemunhou grande prosperidade.
No mercado de Heraklion, uma das mais ricas no Mediterrâneo, os visitantes podem encontrar todos os tipos de produtos modernos, bem como produtos tradicionais de Creta como o famoso cretense azeite, raki, vinho local, mel, ervas, etc.
 Knossos , um dos sítios arqueológicos mais importantes da Europa, o centro da lendária civilização minóica 1900-1400 BC. O Palácio de Knossos, o maior em Creta minóica, testemunhou duas fases de arquitetura e que foi devastada pelo terremoto de Santorini (1450 aC). O site contém os restos do palácio de Minos, de habitações ocupadas por funcionários, sacerdotes e residentes, bem como dos cemitérios.
O palácio era um edifício intricado complexbuilt em torno de um pátio central. Ele foi colocado para fora em uma superfície de 22 mil m 2 e para além dos aposentos reais, abrangeu também foram trimestres cerimoniais, salas de tesouro, oficinas e espaços de armazenamento. 63 km ao sudoeste de Heraklion repousam os restos do Phaistos Palace, segunda em importância na Creta minóica, habitada desde o período neolítico.
O layout arquitetônico do palácio é idêntico ao de Knossos. Aqui também, os quartos são agrupados em torno de um tribunal pavimentada.
Quanto à decoração de interiores, o Palácio Phaistos não deu muitos afrescos, no entanto, os pisos e paredes são cobertos com lajes de gesso stark-brancos.
Entre os achados mais importantes estão os afrescos que decoram as paredes. Estas pinturas sofisticadas mostram uma grande civilização que vivia com luxo.
A cidade de Heraklion é a capital da ilha e região de Creta (a maior e mais populosa ilha da Grécia).  Mais uma vez o Queen Victoria era o único navio de cruzeiros em porto neste dia.Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Bruno Rodrigues, Açores.

Sem comentários: