domingo, 30 de agosto de 2015

Destinos- Dubrovnik, cidade da Croácia

Prosseguindo a viagem, escala em Dubrovnik, cidade antiga da Croácia no mar Adriático, agora mais famosa do que nunca devido à série Guerra dos Tronos. Há até excursões específicas para visitar os locais das filmagens.
Foi a nossa segunda visita a esta cidade, e após 3 anos optamos por uma rápida passagem no centro histórico e uma subida pelo teleférico para ver o panorama da cidade antiga de Dubrovnik na Croácia.
A zona considerada hoje a Cidade Velha foi concluída no séc. XIII e continua imutável até hoje. É rodeada por altas muralhas e baluartes e existem apenas duas entradas para o Stradun, a esplanada da  cidade. Um dos maiores prazeres  que poderá ter é tomar uma  bebida num dos muitos cafés da  zona, ao pôr-do-sol, guardados  por uma imagem do patrono da  cidade, São Brás, ou Sveti Vlaho  para os locais.
Na verdade, este é um local magnifico, com a sua espantosa Cidade Velha, que se tornou Património Mundial da Unesco em 1979.  A Cidade Velha e os seus inúmeros atractivos, incluindo a bem preservada muralha, por onde é possível passear é o cartão de visita de Dubrovnik. 
Se a visitar no Verão, não perca o mundialmente famoso Festival do Verão, onde abundam as manifestações de carácer cultural, da música ao teatro, dança e as mais variadas performances.  Dubrovnik tem, igualmente, um passado histórico inigualável. 
Se entrar na cidade pelo portão de Pile, encontrará à sua frente o Stradun. Aqui encontrará a Fonte de Onofrio, construída em 1438. À sua direita, encontra-se o Mosteiro Franciscano, que encerra no seu interior uma das mais antigas farmácias da Europa, a operar desde 1391. No lado oposto do Stradun, fica a Coluna de Orlando, junto à Igreja de S. Brás e à Praça de Sponza. Também poderá visitar o Palácio Rector, construído em 1441, agora transformado em museu municipal e onde ocorrem sumptuosas e históricas exposições.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Bruno Rodrigues, Açores

Sem comentários: