segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Portos da Industria petrolífera em Curaçao


O turismo, o refino de petróleo e atividades bancárias offshore são os principais motores da pequena economia de Curaçao, a qual é muito dependente do exterior.
Curaçao tem um excelente porto que pode receber grandes barcos petroleiros, na sua grande baía natural na cidade de Willemstad. No ano de 1914, com a descoberta de petróleo no lago Maracaibo, na Venezuela, a Companhia de Petróleo do Caribe decidiu construir uma refinaria em Curaçao que começou a operar em maio de 1918.
A petrolífera estatal venezuelana PDVSA, opera actualmente produzindo 320 mil barris por dia e aluga a única refinaria de petróleo da ilha de Curaçao .
A maior parte do petróleo é importado de Venezuela, e os derivados do refino são exportados aos Estados Unidos. Quase todos os bens de capital e de consumo são importados, sendo os Estados Unidos, Brasil, Itália e México os principais fornecedores.
A Sul de Curaçao encontram-se vários portos naturais que ainda dispunham de refinarias de petróleo que são abastecidas pelos petroleiros vindos da Venezuela. A refinação de petróleo constituía, por isso, a principal base da economia de Curaçao.
Images and text copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: