sábado, 16 de julho de 2011

Blog em viagem...Trapani o novo destino da Sicília




A cidade de Trapani está situada ao longo da costa na Sicília, diante das Ilhas Ègadi e não distante da linda antiga vila de Erice situada topo das montanhas. A fundação da cidade de Trapani foi feita pelos sicani, antigo povo autóctone da Sicília que refugiou-se a oriente para proteger-se das invasões dos siculi, vindos da península italiana no XV sec. a.C..
Depois vieram certamente os fenícios, que a usaram como porto comercial, sendo a cidade era um porto comercial fenício, idealmente posicionado para o comércio com a África, Nápoles e do Mediterrâneo ocidental, para trocas comerciais e já teriam encontrado o povoamento dos sicani quando chegaram no VIII sec. a.C.

Trapani permaneceu sob domínio cartaginês por séculos até a explosão da guerra com os gregos de Siracusa (IV sec. a.C.) e da chegada dos romanos à ilha (III sec. a.C..


Sob Roma, passa por um período de declínio que se arrastou até a vinda dos bizantinos e se interrompeu na metade do IX sec. quando foi conquistada pelos árabes, que a fortificaram e erigiram monumentos e mesquitas.

Por isso no centro da cidade tem a Praça Vittorio Emanuele onde se encontra Vila Margherita, com parque público onde se encontram os restos do Castelo di Terra (1186).
Também, em Trapani no centro da cidade tem o Palácio da Giudecca del 1500, a Torre de Ligny (1671) que hospeda o Museu da pré-história, o Museu Regional "Pepoli" que conserva uma interessante coleção de esculturas, pinturas e achados arqueológicos.
Trapani foi uma cidade importante durante a Idade Média, e é a fase medieval do passado da cidade, que é mais evidente na cidade velha.Depois de bombardeiros durante a Segunda Guerra Mundial, grande parte da cidade foi reconstruída no estilo deprimente tão comum na Sicília. Mas a cidade antiga, estendendo-se para o oeste com o mar de ambos os lados, ainda vale a pena uma visita.Para fora na ponta do promontório Trapani é a Torre del Ligny , uma torre que fazia parte das defesas do século 17 espanhol e agora abriga um museu pré-histórico.Um passeio pedestre ao redor da cidade velha em grande parte, oferece aos viajantes a oportunidade de admirar prédios antigos da cidade e pontos turísticos como a fortaleza marítima chamado de Torre della Colombaia ou Castello del Mare.
Existem várias igrejas interessantes em Trapani, incluindo a Catedral restaurada da cidade, a Cattedrale di San Lorenzo que, apesar da sua reforma mais tarde barroco, data do século XIV.
A Chiesa del Purgatorio é a famosa casa das esculturas que são realizadas durante a Páscoa na procissão pela cidade de Trapani. A viagem na parte moderna da cidade irá levá-lo para mais duas das atracções turísticas de Trapani, o dell'Annunziata Santuario e os adjacentes Museo Regionale Pepoli , o museu regional.

O "santuário da Madonna" é uma igreja de grandiosa e ornamentada com várias capelas, incluindo a Cappella della Madonna. O museu contém uma variedade de exposições locais de todas as eras, incluindo uma guilhotina, bem como uma colecção de arte medieval.

Entre outras igrejas citamos a Igreja e colégio dos Gesuiti, a Basílica-Santuário de Maria Santissima Annunziata (1315-1332), a Igreja de Sant'Agostino (XIV sec.), a Igreja de Santa Maria di Gesù (XVI sec.).

Cerca de Trapani, existe mais locais de interesse que incluem o morro da cidade medieval, Erice, Marsala no cimo da montanha e muito famosa pelos seus vinhos .


Um dos melhores passeios é a viagem às Ilhas Egadi , que é um arquipélago de três ilhas ao largo da costa . Duas das ilhas pode ser alcançadas por vista a partir de Trapani e existe ligação de vários ferries, que levam às ilhas em apenas meia hora, e são óptimos lugares para relaxar, nadar, mergulhar com várias praias de areia fina.


Do porto de Trapani, saem os ferries para as ilhas nas redondeza, bem como também ligações com Nápoles, Cagliari, na Sardenha e na Tunísia no norte de África.

O porto de Trapani é muito pequeno, pois só existe um cais acostável para cruzeiros, no qual em dias de movimento de cruzeiros, ficam a largo da cidade fundeados à entrada do porto como podemos verificar nas imagens o Thomson Dream da operadora inglesa Thomson Cruises.

São ainda poucas as companhias que optam por escalar Trapani, pois a ilha da Sicilia tem vários portos alternativos como Messina, Palermo e Catania.


O porto de Trapani tem um estaleiro naval o CANTIERE NAVALE DI TRAPANI S.P.A. de reparação de grandes embarcações como ferries, cargueiros,Ro-ro, iates, ect. Images and text copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira, Funchal.

Sem comentários: