terça-feira, 8 de março de 2011

Veendam volta a fazer escala em Santos

Veendam visto da praia. 
Hoje escalou Santos pela segunda vez o Veendam, da Holland America Line. O navio procedente do Rio de Janeiro, chegou às 7h34min, na manhã desta Segunda-feira, e partiu ontem, pelas 23 horas, rumo a Montevideo, Uruguai.
Pessoas observam o Veendam passar pelo novo mirante, ainda fechado para o público. 
A escala em trânsito faz parte de uma viagem de longo curso, iniciada no Rio de Janeiro no último dia 04. A viagem pode ter várias noites, dependendo do lugar onde o passageiro pretende desembarcar. A viagem completa, tem 42 noites e termina em Fort Lauderdale, Flórida. No Brasil, até hoje, ele deveria ter escalado Búzios e Ilha Grande, mas parece não ter escalado Ilha Grande por condições desfavoráveis. Ainda fará escala em Paranaguá, Ilhabela, Parati, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Macapá, Boca da Valéria, Manaus, Parintins e Alter do Chão. 
Bandeiras do Brasil, Holand e HAL no Mastro Principal. 
Essa é a segunda escala do navio em Santos, a primeira aconteceu em Março do ano passado, durante uma viagem parecida, de volta a América do Norte. (veja fotos da ocasião aqui). Porém, para a próxima temporada, a Holland America não trará navio nenhum a Santos, já que a viagem de volta do navio a América do Norte (Fort Lauderdale), diferentemente das últimas temporadas será pela costa oeste da América do Sul, via Canal do Panamá. 
Detalhe do alongamento dos decks superiores, executado há
pouco tempo, quando o navio esteve em doca-seca.
Construído entre 1994 e 1996, o Veendam é o quarto e último navio da S-Class, encomen- dada pela Carnival para a Holland America no estaleiro Fincantieri no final dos anos 80. Originalmente, a S-Class teria apenas três navios, e todos teriam seus nomes começados com a letra S. Porém, os planos para os nomes foram abandonados, e os navios nomeados Statendam (1992), Maasdam (1993) e Ryndam (1994). Pouco antes do lançamento do Ryndam a Holland America decidiu construir um quarto navio gêmeo, a ser entregue em 1996, o Veendam. Com 55,451 toneladas, e 219 metros de comprimento, o Veendam é um navio médio, e pode transportar até 1516 passageiros. O navio é registrado no Porto de Rotterdam, com bandeira Holandesa. Classificado pelo guia Berlitz com 4 estrelas, o Veendam é um dos mais luxuosos navios a escalar Santos nesta temporada. Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Santos.

1 comentário:

barconauta_ disse...

Muito bem Daniel, gostei destas tuas fotos. Em especial da primeira, e da última. Aquela em que se v~e um mastro à frente do navio é um tipo de foto a evitar...
Abraço