sábado, 19 de março de 2011

Movimento Fluvial no rio Sena em Paris-França

O transporte turístico de passageiros, pelo Rio Sena, é uma atividade tradicional em Paris, com seus famosos Bateaux Mouches, barcos moscas, nome originado do fabricante que construía as embarcações, o Estaleiro Mouche, da cidade de Lyon. O número de turistas na França supera os 80 milhões, e a grande maioria visita Paris. Como as principais atrações turísticas de Paris estão localizadas junto as margens do Rio Sena ou nas suas proximidades, de 200 a 500 metros, a Prefeitura de Paris está elaborando um projeto de interligação dos diversos trechos das margens do rio, para possibilitar aos turistas e visitantes circularem e desfrutarem das atrações através de um passeio contínuo, sem prejuízo para as atividades portuárias.O rio Sena corta a cidade formando um arco, entrando pelo sudeste e saindo pelo sudoeste. Mais de trinta pontes permitem a travessia do curso fluvial.O Rio Sena é igualmente atravessada por dois outros cursos d'água: o Bièvre, que vem do sul de Paris, hoje em dia inteiramente subterrâneo; e o canal Saint-Martin, inaugurado em 1825, com comprimento de 4,5 quilómetros. Ele é parcialmente subterrâneo desde a rue du Faubourg-du-Temple até a Bastille e constitui a parte terminal do canal de l'Ourcq, de 108 quilómetros de comprimento, que entra na cidade pelo nordeste. Ele alimenta a bacia de Villette, passa sob a Place de la Bastille antes de se juntar ao Sena num curso acima da île Saint-Louis, após o porto do Arsenal. Um canal dele se divide na bacia de Villette na direção de Saint-Denis, o canal Saint-Denis, de 4,5 kilómetros de comprimento, aberto em 1821. O canal Saint-Denis desagua no Sena rio abaixo, evitando cortar a cidade.Os problemas de tráfego de Paris, frequentes em qualquer grande capital, chegaram a um de seus principais símbolos, o rio Sena, que alcançou níveis recordes de passagem de navios, tanto de passageiros como de mercadorias.
O rio Sena chega a ser percorrido por cerca de 250 navios em alguns dias, prova do congestionamente sofrido por esta via fluvial.
Um dos vertentes da atividade fluvial é o transporte de passageiros, principalmente por navios de passeio, que no ano passado foram utilizados por 770 mil pessoas. No entanto, o que mais cresceu foi o transporte de mercadorias,foram carregados ou descarregados vinte e dois milhões de toneladas de produtos dos mais variados.(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos reservados:José Modesto, Leixões.

1 comentário:

Ren Azevedo disse...

Muito interessante e informativo seu blog parabéns pelo seu excelente trabalho, e por seu empenho na divulgação de conhecimento.