terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O maior porta carros do mundo.

Fidelio,o maior porta carros do mundo (junto com seus gémeos de Wallenius Lines, Suécia) escalou em Tenerife no sábado dia 13 procedente de Cingapura para abastecer, lida que completou em 24h se dirigindo a Derince em Turquia. É o 2º de uma série de cinco com nomes de óperas célebres. Pode levar 8000 carros (ou 3500 carros e 470 ónibus) em 13 pontes. Segundo o capitão o navio pode-se dirigir desde a ponte só com o "joystick" e um dial (é uma simplificação muito gráfica de sua avançada tecnologia, em realidade a ponte é uma moderna e complexa estação de controle).Com o grande que é o navio ( 220m de comprinebto e 70000GT, sua tripulação só é de 18 pessoas, dos quais 8 se destinam à supervisión da máquina (que ocupa uma sala de três pontes de altura) As comodidades para a tripulação incluem salões,sauna, piscina, etc.
Fidelio,el mayor porta coches del mundo (junto con sus gemelos de Wallenius Lines, Suecia) ha escalado en Tenerife el sábado día 13 procedente de Singapur para repostar, faena que completó en 24h dirigiéndose a Derince en Turquía. Es el 2º de una serie de cinco con nombres de óperas célebres. Puede llevar 8000 coches ( o 3500
coches y 470 autobuses) en 13 puentes.Según el capitán el buque se puede dirigir desde el puente sólo con el "joystick" y un dial (es una simplificación muy gráfica de su avanzada tecnología, en realidad el puente es una moderna y compleja estación de control)Con lo grande que es el barco ( 220m de eslora y 70000GT, su tripulación sólo es de 18 personas, de los cuales 8 se destinan a la supervisión de la máquina (que ocupa una sala de tres puentes de altura) Las comodidades para la tripulación incluyen salones,sauna, piscina, etc.
Fotos en muelle de Gdansk, Polonia: Wallenius.
(©) Copyrights texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Sem comentários: