trário do que acontece actualmente, com a actividade cruzeirista repartida em três terminais separados entre si.O novo terminal ficará situado na extensão do actual terminal de Santa Apolónia. Terá capacidade para receber vários navios em simultâneo (5navios de 2oom de comprimento) e dotará esta zona da cidade com infraestruturas modernas, contribuindo para o reaproveitamento e melhoramento de uma zona que actualmente se encontra bastante abandonada muito pouco activa.
Neste momento procede-se ao avanço do cais sobre o rio, para permitir a acostagem de navios
de calados superiores aos actuais -8m ZH de cota (em relação ao Zero Hidrográfico) oferecidos pelo actual cais de Santa Apolónia, com 400m de comprimento. A extensão, neste momento em execução, terá -12m de cota (ZH) e está preparada para poder ser dragada e oferecer -14m de cota(ZH). A obra estende-se desde a doca da Marinha, espaço militar, até ao actual
cais de Santa Apolónia, numa extensão de aproximadamente 650m. A obra irá incluir o fecho da Doca do Terreiro do Trigo e consequente desaparecimento desta, procedendo-se à consolidação e tratamento dos substratos lodosos da mesma.
Neste momento procede-se à colocação de estacas no rio, colocação de lages e vigas pré-fabricadas e betonagem do tabuleiro de avanço sobre o rio. Procede-se também ao reforço dos cais existentes, que não se encontravam em condições de serviço adequadas.
A conclusão da obra está prevista para o terceiro trimestre de 2010 e incluirá ainda a nova gare de passageiros, em complemento das infraestruturas actualmente em execução.




Sem comentários:
Enviar um comentário