terça-feira, 26 de janeiro de 2021

ESCALA DO METANEIRO ′′ LNG ALLIANCE ′′ EM S / C DE TENERIFE

Por volta das 08/00 h. de ontem, o gaseiro ′′ LNG ALLIANCE ′′ (IMO 9320075), foi fundeado no nosso anteporto para realizar trabalhos de abastecimento por barcaça. Procede do porto francês de Brest e planeja zarpar amanhã, após a conclusão das mesmas, com destino ao porto de Cameron (EUA) no Golfo do México.


Construído em 2007 nos estaleiros franceses Chantiers de l ' Atlantique, de St. Nazaire, tal como o seu gêmeo ′′ PROVALIS ′′ (2006), foram os maiores navios de gás do mundo. Suas principais características são 97.741 TRB., comprimento de 289,60 m., manga de 43,35 m., calado de 11,60 m. e velocidade de 20,4 nós, tendo capacidade para carregar 154.500 m3 de metano.

Saiu para navegar com o nome de ′′ GASELYS ", sendo rebatizado em 2019 com seu atual nome. Sempre navegou sob pavilhão francês e seu indicativo de chamada é FMLU. Este navio tem um fato curioso no seu histórico. Em janeiro de 2018, quando estava navegando quase três semanas, de um terminal próximo de Londres, onde tinha recebido um carregamento de gás proveniente da fábrica de GNL em Yamal (Norte da Rússia), com destino a Boston, foi desviado para o porto espanhol de Algeciras, dado as sanções que tinha imposto os Estados Unidos, após a invasão da Crimeia (Ucrânia) por parte das autoridades russas em 2014. Uma vez chegado ao porto espanhol, repostou e continuou a viajar para o seu porto de destino de Boston , sem mais demoras. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Julio A. R. Hermosilla, Santa Cruz de Tenerife-Canárias.

Sem comentários: