sexta-feira, 23 de maio de 2014

Olhar Transtejo e Soflusa

O rio Tejo tem todos os dias a ligar as margens os Cacilheiros e os modernos Catamarãs, das empresas a TRANSTEJO e a  SOFLUSA , que evoluíram para uma importante frota de navios de passageiros de tráfego local.
Entre o tráfico de navios comerciais e de lazer que todos os dias chegam à capital portuguesa Lisboa, estas empresa têm atualmente uma  frota operacional que é composta por 33 navios dos quais 20 são Catamarãs, 4 ferries (monocascos e catamarãs) para passageiros e veículos e 9 navios convencionais.
Estes Catamarãs entraram ao serviço na TRANSTEJO, em 1995. Foram construídos pela FBM Marine, Ldt., na ilha de Wight, Inglaterra e nos Estaleiros Navais da Figueira da Foz. Têm capacidade para 496 passageiros.
   O serviço de transporte de passageiros é prestado com navios catamarãs nas ligações fluviais com percursos mais longos, que permitem a redução do tempo de viagem, anteriormente praticado,  para o Montijo, Barreiro e Seixal, os navios monocascos nas ligações fluviais com percursos mais curtos para  Cacilhas e Trafaria.
O serviço de transporte de veículos é prestado com navios catamarãs mistos, de última geração, que permitem o transporte de maior número de passageiros e, em especial, de veículos em área coberta. Os mais recentes ferries-catamarã Lisbonense e Almadense entraram ao serviço no Grupo Transtejo em Fevereiro e em Abril de 2011.
Os dez catamarãs que estão ao serviço na Soflusa,entraram em serviço em 2003 e efectuam, juntamente  a ligação Barreiro para Terreiro do Paço com capacidade para 600 passageiros e foram construídos Damen Shipyards, Singapura.
O S. Jorge entrou ao serviço na TRANSTEJO, em 1992. Foi construído pelo Estaleiro Deggendorfer Werft und Eisenbau, Deggendorf, na Alemanha e tem capacidade para 996 passageiros. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

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