terça-feira, 26 de novembro de 2013

Santos recebe Empress e estreia MSC Preziosa


Santos recebeu dois navios de cruzeiro na última terça-feira; além do esperado estreante MSC Preziosa, o Empress, da Pullmantur, esteve na cidade para embarcar para mais um mini-cruzeiro.
 
Um ano após a estréia do MSC Fantasia, o Porto de Santos recebeu no dia 26 pela primeira vez outro gigante da MSC Crociere, o MSC Preziosa. O navio, que também é o mais novo navio da frota da companhia italiana, atracou pela manhã no cais do Armazém 32, logo após o Empress, da Pullmantur atracar no 25, em frente ao terminal Concais. Apesar de ser significantemente maior que o Empress, o Preziosa não pôde atracar em frente ao terminal por questões de infraestrutura: a faixa do cais no armazém 25 não possui os 333 metros do navio em linha reta. A área até possui cais bem mais extenso que a medida do navio, no entanto, esse faz pequenas curvas que impossibilitam de navios mais compridos.
Assim, os passageiros do Preziosa precisaram desembarcar do navio e seguir de ônibus até a construção do terminal, cerca de 2 km distante. Apesar disso, o dia foi de festa; durante a tarde, após desembarcar os passageiros da travessia, o navio da classe Fantasia recebeu a imprensa e convidados do trade nacional para sua inauguração brasileira. Entre os convidados, estavam a Banda Eva, que tocou na piscina mais tarde, e a apresentadora Xuxa Meneghel, que é madrinha da frota da MSC no Brasil, e mais uma vez teve a honra de cortar a fita de inauguração do navio. Enquanto o Empress deixou o porto ainda com a luz do dia, por volta das 18h30, o Preziosa só seguiu viagem - um cruise to nowhere de uma noite - depois das 21h30min.
O MSC Preziosa possui 138,000 toneladas e capacidade para cerca de 4,000 passageiros em ocupação máxima. Foi entregue em março desse ano pela estaleiro francês Chantiers de l'Atlantique/STX France. Já o Empress, navio que mais realizará escalas na cidade até o final da temporada 2013/2014, retornou de um mini-cruzeiro, e partiu para novo roteiro semelhante, com escalas no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. Entregue em 1990 para a Royal Caribbean é atualmente operado pela Pullmantur, e possui capacidade para cerca de 2,000 passageiros, com suas 48,500 toneladas.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
 

Sem comentários: