sexta-feira, 28 de junho de 2013

O paquete Funchal, como nunca o viu!

Estivemos no estaleiro NavalRocha, e obtivemos estes registos do paquete Funchal na sua actual remodelação/modernização completa.


 

É um olhar diferente deste navio, uma forma como provavelmente nunca o tinha visto. Ficam as fotos da maior remodelação sofrida por este navio até hoje. É possível ver a pintura primária do casco, assim como a substituição de chapas estragadas (oxidadas) por chapas novas nomeadamente na zona da proa em maior quantidade. O navio encontra-se com os veios e hélices retirados para manutenção, estando apenas o leme no lugar. É um olhar diferente para este clássico que se estima comece já a navegar em Agosto.

 Os interiores podemos adiantar que estão sendo todos feitos de novo, como se de um navio novo se tratasse.

Nada resta dos interiores do antigo Funchal. Cumprindo desta forma todos os novos regulamentos nomeadamente os regulamentos SOLAS que impõem a obrigatoriedade da retirada de todos os materiais combustíveis de bordo, para que dessa forma se possa assegurar a salvaguarda da vida humana em caso de incêndio no mar e não só estas obrigações são impostas por este rigoroso regulamento que já ditou o fim de muitos navios. Felizmente o "nosso" Funchal, como carinhosamente é tratado pelos Portugueses, está ultrapassando essa fase.

 O Funchal é um navio que possuía muitos materiais combustíveis a bordo, os mesmos foram e estão sendo todos retirados por completo, o que implica a reconstrução de muitas áreas do navio.

 As mesmas zonas onde existiam esses materiais foram todas retiradas e substituídas por zonas com novos materiais que cumprem toda a legislação em vigor.
 


Entretanto os trabalhos no casco e em doca seca, irão continuar até aproximadamente o final do próximo mês, altura em que o navio deverá deixar a doca seca do estaleiro da NavalRocha, em Lisboa.
Fotos com direitos reservados: Rui Agostinho e Ricardo Martins. ATENÇÃO - Proibida a cópia, utilize as hiperligações de partilha desta mensagem.
 

Sem comentários: