domingo, 9 de junho de 2013

Navio hospital "Esperanza del Mar" na Madeira

Hoje chegou na baía do Funchal ao fim da tarde o navio-Hospital Esperanza del Mar, procedente de Las Palmas nas Ilhas Canárias,  ficou sempre nas 3 milhas da costa em frente do Lido/Praia Formosa e depois rumou pela costa sul da Madeira até à Ponta do Pargo antes de ir novamente para alto mar. 
 Gerido pelo Instituto Sociais de la Marina (Instituto Social da Marinha, ISM) em nome da Departamento espanhol do Trabalho servindo como navio-hospital, localizado em áreas onde há alta concentração de frotas espanholas, serviços médicos para as tripulações da frota pesqueira industrial espanhol na costa da África Ocidental e que oferecem cuidados de saúde no local para qualquer navio que solicite dentro de sua área de cobertura. Além de seu trabalho em saúde, mas também fornecer apoio logístico de emergência, como o desprendimento de redes, serviços de mergulho, reparos elétricos, etc, para os barcos espanhóis que necessitam de apoio, assim como o resgate dos náufragos.
 Estes são os barcos que foram especialmente concebidos como embarcações de apoio à prestação de cuidados de saúde e apoio logístico para barcos de pesca espanhóis em qualquer área de pesca, em todos os mares e oceanos do mundo, e sob condições climáticas extremas.
A área hospitalar contém os seguintes serviços:
 -Sala de operações, Laboratório, Unidade de Terapia Intensiva,Camarim, Sala de radiologia, ala de Isolamento (para o tratamento de queimaduras, doenças infecciosas e de condições psiquiátricas).
O navio também tem uma área especial para os náufragos, camarotes, áreas comuns e áreas de serviço. Custando mais de € 21 milhões, com cerca de 20 por cento financiado por subsídios da União Europeia , o navio foi construído por Juliana Constructora Gijonesa SA, em Gijon, Espanha. Encomendado em outubro, entrou em serviço regular no final de novembro de 2001. Seu porto "base" é em Puerto de Las Palmas.Actualmente é um dos maiores navios-hospitais em serviço sem ser da marinha de guerra. Imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira e Instituto Social da de la Marina.

Sem comentários: