sábado, 17 de setembro de 2011

PORTO DO FUNCHAL ABERTO À CIRCULAÇÃO AUTOMOVEL

A partir de hoje, a Pontinha encontra-se aberta à circulação automóvel, nos dias em que não existam navios a escalar o Porto do Funchal, uma facilidade que vem complementar o acesso pedonal que já era possível, tanto por parte de residentes quanto visitantes. Uma realidade que vai ao encontro das legítimas pretensões da população, enquadrando-se, simultaneamente, nas normas de segurança internacionais pelas quais esta infra-estrutura portuária se encontra abrangida.





Dinamizar o comércio existente na Gare Marítima da Madeira e promover o novo espaço como uma alternativa de lazer, aberta a todos os madeirenses, foram os objectivos que estiveram na base desta decisão, tomada pela Administração dos Portos da Madeira, após a conclusão de todo um processo de requalificação e beneficiação iniciado em 2008, com vista à concretização de melhores condições de qualidade, conforto e segurança aos passageiros e aos próprios profissionais da empresa.Efectivamente, a inauguração da Gare Marítima veio criar as condições necessárias para que o Porto do Funchal se tornasse não só mais competitivo – num segmento de mercado em crescente progressão para a Madeira – como melhor apetrechado para dar uma resposta mais adequada e eficaz ao meio milhão de passageiros que já passa, anualmente, por este Porto, para chegar à Madeira. Uma aposta de sucesso que já mereceu o reconhecimento internacional, tendo o Porto do Funchal sido considerado, em finais do ano passado e em função do investimento feito nesta infra-estrutura, o segundo melhor Porto de Cruzeiros europeu, o que naturalmente contribuiu para reforçar a imagem e o posicionamento de excelência turística do Destino.


A par desta óptica promocional no que ao turismo de cruzeiros diz respeito, houve sempre a preocupação de garantir – ainda que atendendo e respeitando as normas de segurança internacionais que se aplicam a este tipo de infra-estruturas – o acesso à população em geral. Assim, e após um período em que esta aproximação era interdita, o acesso pedonal passou a ser uma realidade no passado dia 30 de Junho, dia em que foram inauguradas as mangas de embarque e desembarque de passageiros, assim como os cinco espaços comerciais que foram abertos no local, uma cerimonia que marcou a conclusão de todos os trabalhos na Gare. Agora, junta-se o acesso automóvel, estando assim garantida a entrada de todos quantos quiserem fazer deste espaço uma escolha e um local de passagem obrigatória, hoje com mais e melhores condições do que outrora. Divulgar, promover e aproximar
A existência de espaços comerciais na Gare Marítima acaba por servir de atractivo e de chamariz para uma visita. Em pleno funcionamento e criados a pensar não apenas nos turistas de cruzeiros e nos tripulantes dos navios, mas sim, em toda a população madeirense – os cinco espaços comerciais que foram atribuídos mediante concurso público encontram-se abertos das 8.00 às 23.00 horas e disponíveis para ir ao encontro das necessidades de todos aqueles que até lá se desloquem.
Um café, uma florista, uma loja de artesanato, uma loja de vinhos e uma tabacaria preenchem, para já, a zona comercial da Gare. Uma zona que recebe, igualmente e de forma regular, exposições várias que também podem servir de incentivo a uma visita, agora em condições de deslocação mais confortáveis.
Outra das ideias em curso nesta estratégia de promoção e de maior aproximação do Porto do Funchal à população passa pela criação de condições que permitam às escolas da Região integrarem, nos seus programas e visitas de estudo, a Gare Marítima da Madeira.
Ainda que especialmente vocacionada para a resposta aos visitantes, a verdade é que a Gare Marítima da Madeira foi concebida para proporcionar melhores condições e respostas mais eficazes e eficientes a todo o público. Desde os turistas que, nos navios, chegam à Região e respectivas tripulações, passando pelos funcionários da empresa, pelas autoridades e pelos profissionais de turismo que, nesta zona, cumprem as suas funções, todos passam agora a poder usufruir destas áreas públicas, em segurança e conforto e, sobretudo, com a garantia de um serviço de qualidade que, naturalmente, se impõe a uma infra-estrutura desta natureza e com esta missão.

ESTACIONAMENTO POR DUAS HORAS

A opção pelo acesso automóvel, nos dias em que não existam navios atracados no Porto do Funchal, prende-se, essencialmente, com a necessidade de garantir o melhor e mais seguro funcionamento desta infra-estrutura. É preciso ter em conta que, nos dias de maior produção turística, o Porto do Funchal movimenta, em media, mais de 6000 passageiros, mais de 2000 tripulantes e centenas de outros profissionais ligados à operação. Números que falam por si e que exigem uma atenção redobrada para esta que é uma das principais portas de entrada na Região.
Quem optar por deslocar-se à Pontinha e à zona comercial do Porto do Funchal, através de automóvel, terá, logo à entrada do Porto, uma autorização temporária de estacionamento que será concedida por um período de duas horas de permanência na área portuária.
O estacionamento acaba por ser limitado no tempo para que todos possam usufruir deste espaço, alternadamente, ao longo do dia. A respectiva via verde com todas estas informações será disponibilizada, ainda hoje e para consulta, no site da Administração dos Portos da Madeira na Internet, www.apram.pt.
In página web do Facebook do Portos da Madeira
Publicado por: Marco Andrade, Funchal

Sem comentários: