terça-feira, 13 de julho de 2010

Arcadia e o novo terminal de passageiros.

O terminal de passageiros de Santa Apolónia, começou a receber os primeiros navios de cruzeiro
de grande porte. O exemplo disso é a escala, hoje, do navio da P&O, Arcadia. Este tipo de navios era frequente ficar atracado no terminal de passageiros de Alcântara, contudo com as obras do novo terminal de cruzeiros único, em estado bastanteavançado, os navios começam a atracar em Santa Apolónia. Refira-se que actualmente Lisboa, possui três diferentes terminais para navios de passageiros, Alcântara, Rocha Conde de Óbidos e Santa Apolónia. Em breve, com a conclusão das obras do novo terminal, (prevê-se a conclusão total dos trabalhos em 2012, incluindo a nova gare de passageiros e arranjos da frente ribeirinha, compreendida entre a Praça do Comércio e Santa Apolónia. Sobre estas obras voltaremos a falar oportunamente), passará a existir um único terminal de navios de passageiros em Lisboa, com capacidade para receber simultaneamente cinco navios de grande porte (comprimento linear do novo cais de aproximadamente 1500m).
Santa Apolónia é uma zona da cidade de Lisboa, próxima da zona histórica da cidade, assim como do famoso bairro Lisboeta de Alfama, bairro esse que vê nas fotos que acompanham este artigo. Este terminal fica também bem servido em termos de transportes, pois possui várias opções de transporte dentro do mesmo, como seja o caso do metro e comboios. Fica relativamente próximo do aeroporto, a cerca de 10 minutos de automóvel.

O Arcadia que chegou perto das sete horas da manhã, saiu pelas 17h rumo a Vigo. Nesta viagem teve precedência de Santa Cruz de La Palma, onde pudemos registar essa sua passagem, através do nosso colaborador António Saez, no porto de Santa Cruz de Tenerife.Nas fotos também é possível ver o Arcadia a passar ao lado do porta contentores da Açoreana, Furnas, atracado no cais do Jardim do Tabaco, um cais que ficará a pertencer ao novo terminal de cruzeiros após a conclusão das obras. No vídeo que acompanha este artigo podemos ver o estado actual das obras, e as gruas que tanto dificultam a obtenção de fotos a partir deste "spot" onde costumamos fotografar os navios que atracam neste terminal.

Texto, fotos e vídeo ©: Ricardo Martins, Lisboa.

Sem comentários: