quarta-feira, 9 de junho de 2010

2 navios com estreia em Lisboa

Num dia de enorme actividade no porto de Lisboa, é também dia de uma nova estreia assim que o Disney Magic, o primeiro navio da Disney Cruise Lines, entrou no Tejo em direcção ao terminal de Santa Apolónia, pela primeira vez na sua carreira de 12 anos, neste cruzeiro posicional para o Norte da Europa.
O navio em si, não é propriamente uma novidade, já que o Disney Magic esteve em Lisboa em 1998 numa escala técnica de reabastecimento dos estaleiros Fincantieri(onde foi construído) para as Caraíbas, isto antes da sua entrada oficial no serviço da Disney. Porém hoje, trata-se da primeira escala oficial de cruzeiro por parte do navio.
Chegou pelas 06:30, e passou pelo AIDAvita, aportado em Alcântara, a preparar já a sua partida, que se deu meia hora depois. O Disney Magic proveio de Cádis, nesta rota posicional até Dover, sendo que irá operar no Norte da Europa, durante sensivelmente dois meses, regressando em Agosto ao Mediterrâneo com nova passagem em Lisboa dia 3, lá permanecendo até Setembro, quando partir em cruzeiro transatlântico de volta às Caraíbas, onde o navio é extremamente conhecido, com termino em Port Canaveral(Flórida).
Pelas 07:00 foi a vez do Celebrity Eclipse atracar em Alcântara, na sua segunda escala a Lisboa em cruzeiro de 11 noites pelo Norte Atlântico com base em Southampton. Cruzou-se com o AIDAvita, este já em largada do Tejo para o Atlântico em rumo para Málaga. O mais recente ultra moderno paquete da Celebrity Cruises proveio da ilha de Lanzarote nas Canárias e prossegue viagem até Southampton via Vigo pelas 17:00.
E pelas 17:00 é esperada a chegada do Minerva, da britânica Swan Hellenic Cruises procedente de Cádis em cruzeiro para o Norte da Europa. Irá aguardar a largada do Disney Magic, pelas 18:00 rumo a Dover, para então proceder à atracação em Santa Apolónia, onde irá pernoitar zarpando somente às 14:00 de amanhã com destino a Leixões no Porto.
Mais fotos, dos navios, nomeadamente partidas e chegada do Minerva, para ser visto mais tarde cá no blogue.
Fique a saber mais sobre o Disney Magic, consultando aqui o nosso artigo relativo à sua estreia no Funchal.
Fotos: © Rui Agostinho e Ricardo Martins-Lisboa.

Sem comentários: