sábado, 12 de julho de 2025

RRS Sir David Attenborough no Funchal


O RRS Sir David Attenborough da British Antarctic Survey, chegou hoje ao Funchal, pelas 9h, proveniente das Ilhas britânicas das Malvinas. Entregue em 2021, pelos estaleiros Cammell Laird em Birkenhead, na Inglaterra e com a Rolls-Royce Marine, o navio quebra-gelo Sir David Attenborough apresenta equipamentos de última tecnologia para levantamentos polares (acústicos, sísmicos, submarinos), incluindo ADCP (acústico), cobaltífero, sonda biológica, sonar biológico, sonar omnidirecional, USBL, sistemas de telemetria e monitoramento de rede, estação meteorológica a bordo, instalações de manuseio de carga, robôs aerotransportados, piscina lunar científica, ROVs (veículo subaquático operado remotamente / submarinos robóticos), planadores marinhos, caiaques (barcos infláveis de grande capacidade).

RRS Sir David Attenborough é um navio quebra-gelo britânico usado como um navio de abastecimento logístico (pesquisa / pesquisa / carga) que atende estações científicas baseadas na Antártica Britânica com partidas de ida e volta de Port Stanley (Ilhas Malvinas). 

Tem a bordo guinchos elétricos, laboratórios e oficinas em contentores, instalações científicas dedicadas (biociências, geologia e ciências geofísicas, oceanográficas e atmosféricas), cabines de passageiros, lounge geral, cozinha, lounge de bar, sala de conferências, sala de sauna, fitness, lavanderia e um hospital .  

O navio é movido por motores diesel marítimos Rolls-Royce Marine também é fornecedora dos sistemas de automação e controlo do navio, bem como de seu sistema de posicionamento dinâmico, a Ponte Unificada e os sistemas de manuseio de convés. O navio possui um heliporto localizado na frente (heliponto e hangar) com capacidade para 2 helicópteros de pequeno porte. Dois botes salva-vidas estão posicionados a bombordo e estibordo, cada um com capacidade para 90 pessoas. Os barcos são construídos no Reino Unido e podem ser operados em temperaturas de até -35 C. Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


Sem comentários: